“Missão cumprida”, afirma presidente da Acamdoze ao fazer balanço do mandato

Apesar das dificuldades e limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e pelo fato de ter se afastado da presidência praticamente um ano antes do encerramento do mandato devido a questões eleitorais, o presidente da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), Valdir Hermes da Silva (MDB), vereador de Engenheiro Beltrão, faz um balanço positivo do mandato. “Estamos encerrando nossa gestão com a sensação de missão cumprida, ciente do trabalho que fizemos mesmo diante de todas as dificuldades”, avaliou.

Ele lembrou que primeiro veio a pandemia logo no início deste ano (em março), afetando todo o cronograma de ações da diretoria. Em seguida, precisou se desligar da diretoria em abril para disputar a reeleição de vereador. “Ou seja, tivemos praticamente só um ano para trabalhar”, observou.

Apesar do pouco tempo na presidência, Silva conseguiu filiar novas Câmaras à Acamdoze, como Campo Mourão e Terra Boa, que estavam afastadas. Promoveu ciclos que capacitação a vereadores de toda a região, retomou o tradicional torneio de futebol suíço da entidade que estava ‘esquecido’, entre uma série de outras ações.

Além disso, entregará o comando da entidade ao novo presidente eleito com as finanças em dia. “Uma das grandes dificuldades da Acamdoze sempre foi a situação financeira. Isso não é novidade. Graças ao nosso trabalho de austeridade e transparência, hoje o caixa da entidade está no ‘azul’”, informou.

Ele destacou ainda o trabalho de visitas às Câmaras que fez durante sua gestão. Praticamente todas as 25 Câmaras da Comcam foram visitadas por ele. “Algumas entenderam nosso apelo para voltar à Acamdoze, outras, por algum motivo não retornaram. Mas continuamos na diretoria e tenho certeza que com o presidente Luizinho vamos filiar estas Câmaras ‘desgarradas’. É nosso dever. Para isso, vamos organizar um plano de trabalho atrativo, para chamar a atenção dos vereadores”, explicou.

Silva, que continuará como vice-presidente da entidade na próxima gestão, afirmou que a ‘Acamdoze não é brincadeira’. “É uma entidade séria e temos que levar ela a sério. A Acamdoze é a nossa terceira casa. O vereador tem sua casa onde mora, a Câmara de seu município e depois a Acamdoze. Por isso é importante que participem mais da entidade”, ressaltou, ao destacar a experiência do novo presidente. “O Luizinho é muito experiente. Já foi vereador por cinco mandatos em Engenheiro Beltrão. Acredito muito que a Acamdoze irá se alavancar ainda mais nesta gestão”, espera.