Morre aos 104 anos, parteira pioneira na região de Campo Mourão

Morreu aos 104 anos, Francisca Catarina da Conceição, a dona Francisca, pioneira no município de Nova Cantu. Ela ficou bastante conhecida na cidade e naquela região pelas centenas de partos feitos em vida. O corpo da pioneira foi sepultado nesta sexta-feira (11).

O prefeito da cidade, Airton Agnolin, decretou luto oficial de três dias pela perda. “Estamos de luto em honra a esta grande pioneira e grande mulher cantuense, que viu seu legado com o cuidado da saúde e amor ao próximo, ser seguido por sua filha e também por sua neta”, disse o prefeito.

Dona Francisca nasceu no dia 30 de outubro de 1917. Ela chegou à cidade de Nova Cantu em meados de 1964, ano da emancipação política do município. Lá teve seus 5 filhos. “Muitos cantuenses vieram ao mundo pelas suas mãos”, ressaltou Agnolin.

De acordo com informações, ela foi parteira por mais de 40 anos no distrito Santo Rei, ajudando em partos, inclusive nos hospitais do município de Nova Cantu. “Como toda boa mãe e avó, ela também foi uma grande serva do Senhor, participou da pastoral da oração”, acrescentou a administração municipal em nota.