Morre aos 70 anos o ex-prefeito de Barbosa Ferraz, Arquimedes Gasparotto

Morreu na madrugada desta quinta-feira (29), aos 70 anos, o ex-prefeito de Barbosa Ferraz, Arquimedes Gasparotto. Ele estava internado há cerca de dez dias no hospital Paraná, de Maringá, e faleceu em decorrência de problema de saúde. O corpo chegou ao município pela manhã. O velório está sendo realizado na Câmara Municipal e o sepultamento será às 17 horas de hoje, no cemitério municipal de Barbosa Ferraz. 

Gaparotto teve uma vida dedicada a política e deixou sua história escrita nas páginas de Barbosa Ferraz, cidade que concedeu a ele o título de Cidadão Honorário pelos serviços prestados à sociedade. Além de prefeito, ele já foi também vereador, presidente da Câmara, e vice-prefeito por três mandatos. Era também empresário na cidade, onde teve por muitos anos uma farmácia. 

Sua gestão como prefeito foi de 2009/2012, ele assumiu a prefeitura no lugar de Mario Cesar Lopes Carvalho de quem era vice, assassinado em julho de 2009, primeiro ano da gestão. O ex-prefeito deixa a esposa Edite e quatro filhos, Aquimedes Junior, Francielli, Thiago, e Kelly além de netos. 

 

VEJA TAMBÉM:

>> Jovem morre e outros dois ficam feridos em capotamento em Ubiratã

>> Ex-prefeito de Laranjal é assassinado a tiros; veja o vídeo

 

Luto Oficial

O prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (Cidadania), decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito Arquimedes Gasparotto. A partir das 11 horas serão dispensadas as aulas nas escolas municipais e fechados os departamentos dos órgãos públicos. Miliossi lamentou a perda. O Arquimedes foi uma pessoa muito importante para o desenvolvimento do município e deixou sua contribuição. Será lembrando pelo que representou à cidade. Lamentamos profundamente sua morte, disse o gestor.

Biografia

Arquimedes Gasparotto nasceu em 9 de setembro de 1.948 em uma fazenda no interior da cidade paulista de Marília. Neto de imigrantes italianos trouxe de berço o dinamismo e a coragem de muitos imigrantes que se aventuraram pela região. Chegou a Barbosa Ferraz com apenas 3 anos, junto com seus pais, Nair Coneglian Gasparotto e Basílio Gasparotto. O seu Pai, era à época agricultor e foram morar em um sítio na região do “baixadão”. 

Em 1.952 retornou a Marília, após o falecimento do pai de febre amarela, em 1951. O sítio da família em Barbosa Ferraz foi vendido. Na cidade de Marília se formou em técnico em Química Industrial. Em 1971 voltou a morar em Barbosa Ferraz, impulsionado pela possibilidade de abrir uma farmácia e ajudar as pessoas da região. 

Inicialmente, trabalhou na Farmácia de seu tio, João Coneglian, onde aperfeiçoou o ofício e com ajuda abriu seu próprio negócio:  a farmácia Marília, que a mais de 30 anos funcionou na cidade. Em 1972 casou-se com Edite Pegoraro Gasparotto, e juntos, tiveram os quatro filhos, todos formados e pós-graduados. 

Devido ao seu envolvimento com a comunidade e sua personalidade de liderança, foi convidado participar da política. Assim, em 1982, foi eleito o vereador mais votado da história de Barbosa Ferraz, com mais de 700 votos, e consequentemente presidente do legislativo municipal.

Após seis anos de mandato que o amadureceram com político voltou às suas atividades em sua farmácia. Em 1993 foi candidato a vice-prefeito, e após ser eleito com expressiva votação junto com o Dr. Virginio, assumiu a secretaria municipal de saúde, onde sua vocação se fez evidente, sendo eleito o melhor secretário de saúde da região da Comcam.

Em 2005, inconformado com os rumos que a saúde do município tinha tomado, entrou novamente na política, e desta vez elegendo-se vice-prefeito do saudoso Mario Cesar Lopes de Carvalho. Na oportunidade, voltou a ser secretário de saúde. Em 2009, foram reeleitos para um novo mandato, Marcio Cesar foi assassinado e Arquimedes assumiu o executivo municipal.  Gaparotto era dono de uma frase ouvida por muitos que nunca será esquecida: Que o grande arquiteto do universo proteja vocês e sua família.