Morre de Covid-19, Nelson Paludo, presidente do Sindicato Rural de Toledo

O Paraná perdeu no início da manhã desta segunda-feira (5), uma das maiores lideranças do agronegócio do Estado: o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Paludo, 65 anos. Ele morreu vítima da Covid-19.

Paludo estava internado desde o dia 4 de junho. Foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva no dia 8. Após uma traqueostomia, apresentava um quadro de estabilidade até a sexta-feira (2), quando seu quadro de saúde começou a se complicar, não resistindo. Paludo era casado com Clarice Gaffuri Paludo e deixa dois filhos: Juliano e Jéssica, além de netos gêmeos.

“O senhor Nelson Paludo é uma liderança incontestável da agropecuária de todo o Estado do Paraná pela sua luta na defesa dos interesses do setor. Inclusive, ele, juntamente com o falecido Nelsinho Teodoro de Oliveira [ex-presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão], foi um dos pioneiros e líderes do agronegócio do Paraná, que levantaram a bandeira do plantio dos transgênicos no Estado. Atuou muito firmemente também em defesa do Código Florestal. É uma liderança que está deixando um legado muito grande não só para a região Oeste, mas para todo o agronegócio do Paraná”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Nery José Thomé.

Presidente Sindicato Rural de Toledo há mais de 25 anos, Paludo era uma das mais influentes lideranças rurais do Estado do Paraná, sendo vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Era integrante da Comissão técnica de Grãos, Fibras e Oleaginosas do estado, membro do Conselho de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Toledo, entre outras funções. Ao longo de sua trajetória, ele contribuiu para a organização do Plano Safra e do Seguro Rural e lutou pelo Centro Agropecuário em Toledo, tendo conseguido entregar a estrutura do sindicato no futuro local.

O Sistema Faep/Senar-PR lamentou a morte de Nelson Paludo. “Ao longo da sua trajetória, são inúmeras ações e conquistas em prol do setor e, principalmente, dos produtores rurais paranaenses”, destacou em nota.

A Associação Paranaense de Suinocultores, juntamente com a Associação de Criadores de Suínos do Oeste do Paraná, também reconheceu a liderança de Nelson Paludo e “sua contribuição ao setor produtivo do Paraná”, que foram, segundo nota, “determinantes para as principais conquistas dos produtores de Toledo e região”.

“O extenso currículo do Sr. Nelson Paludo na luta sindical, em busca das soluções às demandas dos produtores rural, em suas respectivas atividades no campo, dentro os quais, os suinocultores de Toledo e região, inclui as qualidades de uma pessoa de bem e que marcam a personalidade de quem sempre apoiou a agropecuária do Paraná”, afirmam as entidades.

Com informações do Jornal do Oeste.