Município faz devolução de testes rápidos de Covid-19 com defeito

A prefeitura de Barbosa Ferraz fez nesta semana a devolução ao fabricante de um lote com 40 testes rápidos para coronavírus (Covid-19) defeituosos. Os testes foram adquiridos pelo próprio município. O prefeito da cidade, Edenilson Miliossi (Cidadania), preferiu não divulgar a marca do teste.

“Identificamos que a testagem começou a dar muita gente positiva (enfermeiros médicos e motoristas de ambulâncias), o que nos causou estranheza. Tínhamos uma caixa de testes de outra marca e para surpresa deu tudo negativo. Acreditamos que pode ter vindo um lote com defeito”, falou o prefeito. 

Ele disse que dos 40 testes rápidos, a prefeitura já havia utilizado 24.  Miliossi explicou que foi instalada uma tenda em frente ao hospital municipal da cidade destinada exclusivamente para realização de testes da população. Além do teste rápido, é realizada também a coleta de amostras para o teste de Swab, pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). 

“O testes rápidos estamos fazendo há mais de 40 dias no pessoal da saúde, funcionários do hospital municipal, almoxarifado, e motoristas de ambulâncias. São servidores que trabalham na linha de frente do Covid”, explicou. A testagem para profissionais da saúde é realizada a cada 15 dias com testes adquiridos pelo próprio município. Já à população, os testes são do Estado e realizados em caso de suspeita da doença ou em pessoas que tiveram contato com contaminados pelo vírus. 

“Quero enaltecer o trabalho de todos os servidores da saúde, médicos, enfermeiros, do pessoal que faz a coleta na tenda-covid que estão nesta linha de frente”, falou. Dos exames realizados nos servidores da saúde todos deram negativos. 

Miliossi voltou a chamar a atenção da população para os cuidados de prevenção ao coronavírus. Ele pediu aos moradores que evitem a aglomeração, que só saiam de casa se realmente necessitar e sempre utilizando máscara de proteção. “Voltamos a pedir para que evitem reuniões familiares e churrascos de fim de semana. Isso só contribui para a disseminação do vírus”, alertou. 

Atualmente a cidade tem quatro mortes pela doença. A Saúde confirmou também 126 casos, dos quais 102 estão recuperados. Existem ainda 15 casos suspeitos da doença no município. “O poder público vem fazendo a sua parte, pedimos à população que se conscientize e também faça a sua”, ressaltou Miliossi. 

Ele acrescentou que o município está com a fiscalização intensificada em toda a cidade para cumprimento do decreto municipal. Além disso a prefeitura continua com o serviço de desinfecção em áreas públicas.