Municípios aplicaram 2.713 doses de vacina contra dengue na Comcam

Com a imunização contra a dengue iniciada no começo de setembro na região de Campo Mourão, até o momento os 25 municípios de abrangência da 11ª Regional da Saúde aplicaram 2.713 doses da vacina na população de 10 a 14 anos. Os dados são da Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional.

As doses são enviadas aos municípios pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR), conforme disponibilidade pelo Ministério da Saúde. A vacinação segue nos municípios que ainda tem doses.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Campo Mourão, Evandra Cristina Pereira, reforça aos pais que levem os filhos para serem vacinados. Segundo ela, o andamento da campanha depende do compromisso dos pais ou responsáveis.

De acordo com os números, Campo Mourão é a cidade que aplicou o maior número de doses: 751. Ainda assim, está longe de uma cobertura ideal, já que o público alvo que deve receber a vacina na cidade é estimado em 6.130 pessoas.

As outras cidades com a maior cobertura da vacina são: Campina da Lagoa, com 186 doses aplicadas; Goioerê (174); e Peabiru, com 148 doses. Já os municípios com as menores coberturas são Moreira Sales, Fênix e Corumbataí do Sul, com apenas 24, 31 e 35 doses aplicadas, respectivamente. Veja na tabela abaixo o quantitativo por município.

A Comcam tem no atual período epidemiológico da dengue, que teve início em julho deste ano, 51 confirmações da doença em 14 de seus 25 municípios, 909 notificações e 310 casos prováveis de dengue.

Na Comcam, os números da 11ª Regional de Saúde apontam que um público de 21.186 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos devem receber a vacina. Evandra lembra que a imunização é feita em duas doses em um intervalo de três meses entre as aplicações para garantir a proteção contra o vírus.

“Em casos de suspeita ou confirmação de dengue, a pessoa infectada deve aguardar seis meses após a recuperação antes de receber a primeira dose”, observou, ao lembrar que os pais devem levar seus filhos para vacinar com a caderneta de vacinação em mãos, além de outros documentos como cartão SUS do paciente que receberá a vacina e CPF.

A vacina

A faixa etária definida como prioritária para a imunização é de crianças de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde recomenda que a aplicação seja iniciada para as idades de 10 a 11 anos. O protocolo de vacinação requer duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas.

A vacina possui vírus vivos da dengue que foram enfraquecidos de maneira controlada. Essa abordagem possibilita o desencadeamento de uma resposta imunológica, o que facilita uma reação mais rápida do organismo em situações de exposição real ao vírus.