Municípios e Sebrae assinam protocolo de intenções para desenvolvimento econômico da Comcam
A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom), Sebrae e prefeitos atuais e eleitos para a gestão 2025-2028 assinaram na noite dessa sexta-feira (22), em evento no Recanto do Criador, no parque de exposições de Campo Mourão, um protocolo de intenções de implementação de políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios. O objetivo é fomentar a economia e o desenvolvimento regional na Comcam. Durante o evento, foi servido um jantar.
Uma das principais linhas de propostas no protocolo é o desenvolvimento de ações que estimulam o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, uma vez que, nos 25 municípios da Comcam, cerca de 99% dos negócios acontecem a partir das pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte.
O consultor regional do Sebrae em Campo Mourão, Sandro Nasser de Santi, destacou que o Sebrae tem um trabalho importante com os municípios no sentido de fomentar o desenvolvimento a partir dos pequenos negócios. “Hoje [sexta-feira] firmamos um compromisso entre Sebrae e os municípios para trabalhar o desenvolvimento econômico da região”, afirmou.
Santi observou que os pequenos negócios estão presentes em todos os municípios de pequeno porte na Comcam e que precisam de um ‘olhar especial’ dos gestores na criação de um ambiente favorável a eles para que outros empreendimentos venham surgir.
Frentes
Conforme o gerente da Regional Noroeste do Sebrae/PR, Wendell Gussoni, que participou da solenidade, é possível desenvolver programas em diferentes frentes nos municípios, como por exemplo, o fortalecimento das Salas do Empreendedor, que fornecem suporte para MEI; Educação Empreendedora; desburocratização; leis de inovação; e serviços financeiros, a fim de facilitar o acesso a crédito.
Gussoni ressaltou que com a parceria com a Comcam, o Sebrae pode trabalhar ações coletivas dos municípios como realização de planejamentos estratégicos, missões técnicas com os prefeitos para conhecerem centros de referência, entre outras. “Para todas essas ações acontecerem é preciso um trabalho conjunto e de parceria. E o Sebrae está de portas abertas aos municípios para que isso aconteça de fato”, afirmou.
O vice-presidente da Comcam, Vivaldo Lessa, que representou a Associação durante a assinatura do termo de compromisso, destacou a importância da parceria do Sebrae com as prefeituras e afirmou que é fundamental que os municípios ofereçam oportunidades para a implantação de pequenas empresas e fortalecimento das já existentes nas cidades. “Desta forma o desenvolvimento econômico acontece em função destes negócios”, afirmou.
Douglas Fabrício, prefeito eleito em Campo Mourão para a próxima gestão, enfatizou a necessidade de capacitação dos empresários de pequenos negócios, o que também está contemplado no protocolo de intenções. Ele chamou atenção para o fato de que os gestores eleitos para a gestão 2025-2028, devem ter consciência da importância de capacitar cada vez mais os empresários para que a região da Comcam tenha mais empresas e cidades cada vez melhores. “E o Sebrae está aí para nos ajudar e fazer com que isso aconteça”, disse.
Já o presidente da Comcam, Edmilson Moura, prefeito de Terra Boa, disse que o protocolo de intenções vai auxiliar os municípios de pequeno porte que enfrentam deficiências técnicas a amenizar e até mesmo resolver o problema. “Este percalço será suprido com as ações do pacto firmado com o Sebrae”, prevê. “Só precisamos do engajamento de todos”, complementou.