Municípios participam de encontro regional sobre gestão de convênios em Campo Mourão

Um grande público entre prefeitos, secretários municipais, engenheiros civis, arquitetos, equipes de licitações, entre outros gestores de demais áreas, participou nessa segunda-feira (19) de um encontro técnico sobre a gestão de convênios. O evento teve início às 8 horas com encerramento às 17hs. O workshop foi promovido pela Comcam e Condescom.

O objetivo foi sanar dúvidas das prefeituras na celebração e, principalmente, na execução de convênios entre os Ministérios do Governo Federal e municípios. Além de palestras sobre temas específicos, os participantes fizeram rodas de conversa e tiraram dúvidas perguntando diretamente a técnicos de Brasília que participaram da reunião.

“É um encontro técnico onde os municípios tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e esclarecer pontos que são extremamente importantes para celebração e execução de convênios”, comentou o presidente da Comcam e Condescom, Leandro César Oliveira, prefeito de Araruna, que participou do workshop. Ele acrescentou que a proximidade entre os técnicos dos Ministérios com técnicos das prefeituras é ‘extremamente importante’ para que o município alcance efetivamente o empreendimento almejado.

A diretora de Estruturação Regional e Urbana (DERU) do Ministério do Desenvolvimento, Sônia Faustino Mendes, destacou que os convênios podem ser celebrados diretamente entre o Ministério do Desenvolvimento e prefeituras tanto por meio de emendas parlamentares quanto por recursos discricionários. “Hoje temos uma realidade, os recursos discricionários estão um pouco escassos. Então os parlamentares têm apoiado muito a política de desenvolvimento regional quando alocam os recursos no Ministério”, destacou.

O coordenador Geral de Obras e Aquisições (CGOA), André Phellipe Almeida Santos, comentou a importância de encontros técnicos como o workshop promovido pela Comcam. Segundo ele, desta maneira, ‘Brasília vem a Campo Mourão’ e não os municípios a Brasília, se referindo a possibilidade de um grande número de prefeituras receber informações importantes sobre convênios em um único local.

“Eestamos sanando dúvidas dos 25 municípios que compõem a Comcam e de outras cidades do Estado. Desta forma fica muito mais fácil levar a informação, tirar dúvidas e repassar o caminho certo aos gestores para conseguirem sucesso na celebração de convênios que serão convertidos em obras e empreendimentos beneficiando a população”, frisou.

Para a coordenadora Geral de Análise de Projetos de Estruturação Regional e Urbana (CGAP), Vanessa da Silva Cruz, o encontro foi uma troca de informações com os municípios. “É uma troca de informações, principalmente eliminado dúvidas a respeito de pontos importantes para a celebração de convênios”, disse.