Novo decreto flexibiliza abertura de bares e lanchonetes em Luiziana

O prefeito de Luiziana, Mauro Slongo (PSD) assinou novo decreto flexibilizando a abertura de bares, lanchonetes, e similares na cidade. Agora, os estabelecimentos podem funcionar das 9 às 19h30, de segunda a sábado, sendo proibido o funcionamento aos domingos. Antes os bares podiam ficar abertos somente das 9 às 16 horas. 

Os proprietários devem obedecer o limite de 50% da capacidade do local e os clientes devem usar máscara de proteção, que podem ser retiradas apenas para alimentação e consumo no local. Caso existam mesas aos clientes, devem ficar a uma distância mínima de dois metros uma da outra com no máximo quatro pessoas por mesa.

A prefeitura proibiu nestes locais a presença de pessoas acima de sessenta anos; doentes crônicos; pessoas com problemas respiratórios; crianças de até 12 anos de idade; e gestantes e lactantes. “O estabelecimento deve possuir álcool em gel a disposição dos clientes, disponibilizar ambiente para higienização e proibir a entrada de pessoas sem o uso de máscara, sob pena de multa”, regra o decerto.

Em caso de descumprimento das medidas, o proprietário do estabelecimento receberá primeiro uma advertência, reincidência advertência e multa, e se insistir no erro multa e fechamento por até 10 dias. As multas para quem desobedecer o decreto variam de R$ 250,00 a 2.500,00.

Recentemente, uma fiscalização do município em conjunto coma Polícia Militar flagrou várias irregularidades por donos de bares. Em um dos casos, um proprietário de um estabelecimento chegou a esconder os clientes no banheiro e embaixo de uma mesa de sinuca para tentar enganar a fiscalização. 

O município tem 25 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), dos quais 23 estão recuperados, 4 suspeitos, 9 monitorados e 1 óbito. 

Semana dos Pais

Seguindo o exemplo de Campo Mourão, Slongo também autorizou a abertura do comércio em horário normal a partir deste sábado (1º) devido ao Dias dos Pais, comemorado no dia 9 de agosto. De acordo com a prefeitura do 1º a 8 de agosto, o comércio poderá funcionar das 9 às 18 horas de segunda a sexta-feira  e das 9 às 17 horas no sábado. Os comerciantes devem manter os cuidados de prevenção ao vírus, como disponibilização de álcool em gel, limitar o número de clientes no interior das lojas, entre outras.