Novo decreto flexibiliza ainda mais o comércio em Iretama

Aos poucos a situação vem se “normalizando” nos municípios da região referente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Um exemplo é em Iretama. O prefeito Wilson Carlos de Assis (PP), assinou novo decreto flexibilizando ainda mais o funcionamento de alguns setores do comércio na cidade. 

Com o novo decreto assinado pelo prefeito, comércios de produção, distribuição e comercialização de alimentos, poderão funcionar agora também aos sábados, domingos e feriados, das 8 horas à meia noite. 

Produção, distribuição e comercialização de alimentos para consumo humano, inclusive na modalidade entrega, delivery e similares ou lojas de conveniências, poderão funcionar de segunda a sábado das 8 horas à meia noite, seguindo recomendações de prevenção previstas pela Saúde.

Durante a vigência do decreto, a prefeitura autorizou o funcionamento de restaurantes e demais serviços de alimentação de segunda a domingo da 8 horas à meia noite, nas modalidades: self-service, prato feito, sistema de rotisseria e delivery,  obedecendo recomendações sanitárias. Os bares também foram autorizados a funcionar de segunda a domingo e feriados, das 8 horas à meia noite. 

Atividades esportivas

Desde o início de setembro, com a estabilização dos casos de coronavírus, a prefeitura autorizou também a retomada de atividades esportivas. O município liberou, por exemplo, a reabertura de quadras esportivas para usuários, atletas amadores, e treinamento de atletas. 

No entanto, há uma série de exigências. A prefeitura determina, por exemplo, que a realização dos jogos seja somente com horários agendados, com o intervalo de 30 minutos entre cada partida, para evitar aglomerações. 

Vários municípios da região vêm autorizando, aos poucos, o funcionamento de vários segmentos que estavam paralisados. A recomendação da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão para estes casos é que as prefeituras monitorem o cumprimento das medidas de prevenção, como distanciamento social, uso de máscara de proteção, disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, entre outros.