Obras de revitalização de pontes pelo governo contemplam região

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), fará a execução de obras de reforma de oito localizadas nas regiões Centro e Centro-Sul do Paraná. A região será contemplada com os serviços. Na Comcam, serão reformadas pontes nos municípios de Iretama e Nova Tebas. A licitação será na modalidade Concorrência Pública, em que é feita a abertura de envelopes de preço. O processo está marcado para o dia 12 de dezembro na sede do DER.

“Este é mais um investimento do DER do Paraná para reformar pontes, pontilhões e viadutos que não recebem manutenção há muito tempo. São obras de prevenção, que trazem benefício para população e economia para as contas públicas. Já temos licitação em andamento para 77 obras de arte especiais em várias regiões do estado, e pretendemos aumentar esse número no próximo ano”, diz o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.

As demais cidades contempladas pelos investimentos são Guarapuava, Pinhão, Boa Ventura de São Roque, Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu. A empresa vencedora da licitação será a que empresa menor valor para as obras. O prazo de execução será cinco meses, após a emissão da ordem de serviço. O investimento estimado para as obras é de R$ 2.484.241,60. As pontes ficam localizadas nas rodovias PR-170, PR-473, PRC-158, PRC-466 e PRC-487, enquanto a trincheira está na PR-364.

Serão feitos reparos das estruturas de concreto, instalação de dispositivos de drenagem e de segurança, melhorias de pavimentação, reforço na sinalização horizontal e vertical, roçada da vegetação, poda de árvores próximas, além da pintura externa das obras de arte especiais.

Pavimentação nos municípios

O Governo do Paraná vai investir pesado também na pavimentação nos municípios. A meta é asfaltar 100% da área urbana das cidades menos de 20 mil habitantes até 2025. O investimento estimado para um projeto como esse é de R$ 3 bilhões. Além da pavimentação asfáltica, as obras incluirão a construção de calçadas com acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência física, além de iluminação em led e sistema de drenagem.

O projeto deve começar já nos primeiros meses de 2023. Nesta primeira etapa, serão contemplados os municípios com população de até 5 mil habitantes, totalizando 98. Depois, a meta é em 2024 finalizar as obras nas cidades com até 10 mil habitantes e dar início nos municípios com até 20 mil, para concluí-las em 2025. Ao todo, 308 municípios serão beneficiados diretamente.

O presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Leandro Cesar Oliveira, prefeito de Araruna, destacou que várias cidades serão contempladas com esse projeto. “A iniciativa transformará os municípios. Sabemos o quanto é caro para este tipo de investimento e somente com ajuda do Governo do Estado para tornar isso possível”, frisou. Além disso, destacou, as obras irão gerar mobilidade à população.