Obras em hospital municipal avançam em Barbosa Ferraz

Iniciadas no começo deste segundo semestre, as obras de reforma do hospital municipal Arnaldo Coneglian, em Barbosa Ferraz, estão avançadas. A unidade está recebendo investimentos no valor de R$ 1,5 milhão. Os recursos são do Governo Federal, via deputado federal Ricardo Barros.

O prefeito da cidade, Edenilson Miliossi (Cidadania), esteve no local onde fez uma vistoria dos trabalhos. Ele estava acompanhado da diretoria da entidade. “O hospital é bastante antigo. A reforma deixará a estrutura mais moderna e adequada para melhor atendimento à população”, comentou o prefeito.

O hospital é construído inclusive com tijolos à vista, o que não é mais permitido pela Vigilância Sanitária. Todas as paredes serão rebocadas. Além disso, será feita troca de pisos, reparo da rede elétrica e hidráulica, substituição de batentes, portas e janelas de madeira por de alumínio, pintura em geral, melhorias na acessibilidade, entre outras obras estruturais.

Miliossi destacou que o investimento vai refletir na qualidade do atendimento em saúde à população dando mais conforto também aos profissionais que atuam na unidade. Segundo ele, o município atende também pacientes de Corumbataí do Sul. A ideia é transformar a estrutura em hospital regional, considerando que Corumbataí do Sul, Fênix, Quinta do Sol e Engenheiro Beltrão não possuem hospitais. Engenheiro Beltrão tem uma Santa Casa.

Miliossi informou que o hospital do município presta atendimentos de baixa e média complexidade. Tem dois centros cirúrgicos e ala de enfermaria e internamentos. Segundo o prefeito, a unidade existe há cerca de 19 anos e esta é a primeira vez que recebe uma reforma deste nível. “No decorrer dos anos foram feitas reformas básicas e adaptações, mas nada mais profundo”, observou.

Para a reforma, o município fez um pacto com a Santa Casa de Engenheiro Beltrão, para encaminhar pacientes que precisam de internamentos para lá. “A população não está prejuízos no atendimento durante a reforma. Atendimentos básicos continuam sendo feitos no hospital mesmo”, informou Miliossi.

A reforma é dividida por etapas. Iniciou pelas alas de internamento e centro cirúrgico. A previsão de conclusão da obra pelo projeto é de até um ano. Mas a tendência segundo a empresa responsável pela construção, é que seja concluída antes deste período.