Pais madrugam em fila para vacinar filhos contra Covid e secretário desabafa por poucas doses recebidas

Uma cena chamou atenção na madrugada desta sexta-feira (4) na cidade de Barbosa Ferraz. Era por volta das 2h40 da madrugada e nem mesmo o tempo chuvoso afastou os pais de levarem seus filhos para receberem a vacina contra a Covid-19. A imunização acontece na Unidade Básica de Saúde Santa Rita. A esta hora, pelo menos 30 pais e mães já aguardavam no local à espera da dose para os pequenos.

Porém a quantidade de doses recebidas para o público nesta remessa parece até piada. Acreditem, só 72. Crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a vacina que inicia ás 8h30. O secretário de Saúde do município, Leandro Mello, parabenizou os pais pela preocupação e responsabilidade em levar os filhos para se imunizarem. No entanto, aproveitou para desabafar contra a pouca quantidade de doses enviada ao município. Afirmou que o volume enviado está longe de atender a demanda.

“Agora são 2h40 da madrugada. E eu acabo de receber a informação que já tem aproximadamente 30 mães e pais aguardando na fila para vacinar suas crianças. Quero aqui deixar os parabéns para essas pessoas que estão preocupadas com seus filhos diante dessa doença que afetou o mundo inteiro”, elogiou Mello.

Em seguida o secretário disparou contra a baixa quantidade de doses recebidas. “Quero também deixar minha indignação com as autoridades maiores por não estarem mandando um número maior de doses para os municípios. Não só de primeira dose, como de terceira. Haja vista que existe uma grande procura por essas doses e os municípios estão recebendo uma quantidade muito pequena”, criticou.

Há meses o Governo Federal tem diminuído o quantitativo de doses de vacinas ao Estado, que por sua vez encaminha aos municípios o que vem recebendo. Com o aumento de casos de Covid-19 a procura pela vacina tem aumentado expressivamente, mas a quantidade de doses está longe de suprir a atual demanda, emperrando o avanço da imunização nos municípios.