Paróquia de Engenheiro Beltrão segue com novenas à padroeira
A paróquia Nossa Senhora das Graças segue com a programação das novenas à Santa, que é padroeira de Engenheiro Beltrão, cujo seu dia é celebrado na quarta-feira (8). As novenas foram abertas na segunda-feira da semana passada.
Hoje, às 19h30, a novena será celebrada pelo padre Valdecir Liss, Pároco da Paróquia Santo Antônio, de Araruna. Já amanhã, será presidida pelo padre José Carlos Kraus Ferreira, pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Quinta do Sol. O encerramento será na quinta-feira (8), dia da Padroeira. A missa também acontece às 19h30, e será celebrada pelo bispo diocesano de Campo Mourão, Dom Bruno Eliseu Versari
A cada dia, a novena vem sendo celebrada por um padre convidado da diocese. Por conta das restrições da Covid-19, que permite ocupação de apenas 50% da igreja, apenas 400 fiéis estão podendo participar das celebrações por dia. Os fieis devem adquirir os convites com antecedência na secretaria paroquial, ou mesmo no final das missas para participar das celebrações. Cada novena tem um tema específico em que os religiosos são convidados a doar algum tipo de alimento.
Nossa Senhora das Graças, é uma invocação especial pela qual é conhecida a Santíssima Virgem Maria. Na aparição, Maria disse que tem muitas e muitas graças para dar à humanidade, mas as pessoas não as pedem. Maria é reconhecida pela Igreja como portadora das graças desde que Deus a escolheu para gerar em seu ventre e trazer Jesus Cristo à humanidade. A noviça que contemplou Nossa Senhora das Graças faleceu em 1876 e foi canonizada em 1947 pelo papa Pio XII como Santa Catarina Labouré.
Tendo surgido pela primeira vez na França, em julho de 1830, acredita-se que Nossa Senhora das Graças fez duas aparições para Santa Catarina Labouré quando ainda era uma noviça. É importante salientar que somente a partir da segunda manifestação é que Nossa Senhora das Graças ganhou esse título.