Pedala Paraná, Rota Caminhos de Peabiru está com inscrições abertas
O município de Peabiru será palco, no dia 30 deste mês, do evento estadual Pedala Paraná, Rota Caminhos de Peabiru, que está em sua 5ª edição. As inscrições estão abertas até o próximo dia 20 e podem ser feitas gratuitamente acessando aqui.
Os participantes terão duas opções de rotas com 30 e 50 quilômetros. O Pedala Paraná é um programa da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná em parceria com os municípios com a finalidade de instalar e equipar ciclorrotas em todo o Estado, divulgando os eventos e as atrações turísticas dos municípios participantes. Os principais objetivos são incentivar a prática da atividade física e o lazer através da bicicleta, além de contribuir com o desenvolvimento regional, atraindo recursos ao pequeno empreendedor, promovendo, através dos parceiros, a capacitação de todos os envolvidos.
O trajeto de Peabiru é conhecido por reunir um grande número de participantes e, para esta edição, a expectativa dos organizadores é que ciclistas de toda a Comcam participem da aventura com um percurso cheio de desafios, diversão e contato com a natureza. “Nosso município está de portas abertas para receber todos os visitantes”, disse o prefeito de Peabiru, Marcos Lopes.
De acordo com a programação, o credenciamento dos participantes será realizado a partir das 6h30 do dia 30 deste mês e a largada está marcada para 7h30, na Praça Eleutério Galdino de Andrade, no centro de Peabiru. Nesta edição especial, todos os inscritos receberão medalhas e brindes. Além disso, a maior equipe uniformizada será premiada com um troféu.
Serviço
As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e podem ser feitas acessando aqui. Interessados em mais informações podem entrar em contato pelo telefone (44) 3531-8100.
A ciclorrota
O nome da ciclorrota está ligado à história do famoso “Caminho de Peabiru”, rota indígena utilizada pelos Guarani e Kaingang, entre outros povos nativos, o qual se estendia por mais de 3.000 km da costa de São Vicente ao Rio Paraná, atravessando os Rios Tibagi, Ivaí e Piquiri, pelo qual passou a expedição do Capitão mor Afonso Botelho de San Payo e Souza, em 1769. A rota foi lançada em outubro de 2022.