Pela segunda vez hackers invadem sistema da Câmara de Araruna

O servidor da Câmara Municipal de Araruna foi novamente invadido por hackers que sequestraram dados do sistema informatizado da Casa Legislativa. Após a invasão, o site da Câmara ficou fora do ar até a manhã desta terça-feira, sendo restabelecido somente no início desta tarde. O sistema de informação Mensal (SIM-AM) também ficou fora do ar. 

Os hackers sequestraram também dados do sistema contábil da folha de pagamento; orçamentos; controle interno; tesouraria e jurídico; inclusive arquivos do Word e Excel dos computadores do local. O contador da Câmara, Felício Palma, registrou um Boletim de Ocorrência no 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão sobre o caso. Em junho de 2016, a Casa Legislativa também foi alvo de ataques de hackers sofrendo sérios danos. 

A invasão aconteceu durante o fim de semana, mas só foi divulgada à imprensa na tarde esta terça. Quando funcionários chegaram na segunda-feira de manhã para trabalhar não estava funcionando nenhum sistema informatizado. Na área de trabalho dos computadores foi deixado o seguinte aviso pelos invasores: “seus arquivos estão criptografados. Não se preocupe, você pode tê-los de volta”. Na tentativa de contato pela Câmara, eles deixaram disponíveis os emails [email protected][email protected]. Porém a Câmara não retornou.   

Júnior comentou que apesar do sequestro dos arquivos pelos criminosos, a Câmara tem um backup com todos os documentos salvos. “Depois da invasão em 2016 passamos a fazer o backup todos os dias. Graças a isso, o transtorno foi menor”, frisou.