Prazo para recadastramento biométrico encerra em 7 cidades da região

Eleitores de Araruna, Engenheiro Beltrão, Fênix, Juranda, Peabiru e Ubiratã têm até esta sexta-feira (30) para fazerem o recadastramento biométrico obrigatório. O calendário de regularização nestas cidades teve início em maio deste ano e não será prorrogado, segundo a Justiça Eleitoral.

Até ontem, 17,5 mil eleitores (81,4%) haviam feito o recadastramento biométrico nas cidades de Araruna e Peabiru. O total previsto é de 21,5 mil. Desde o início desta semana o movimento no Fórum Eleitoral de Peabiru, que é comarca de Araruna, está intenso. Estamos atendendo diariamente acima de 300 eleitores por dia. Só nesta semana já fizemos mais de mil títulos, comentou Maurício Sanches Leal, chefe do Fórum Eleitoral de Peabiru.

A TRIBUNA não conseguiu um levantamento atualizado referente ao recadastramento na comarca de Engenheiro Beltrão até o fechamento desta edição. No entanto, de acordo números repassados na quinta-feira da semana passada, em Engenheiro Beltrão, de 10.924 eleitores, 7.611 tinham feito o cadastro. Em Fênix, de 4.028 pessoas, 2.997 (74,5%) haviam se cadastrados. Já em Quinta do Sol, de 4.370 eleitores, 2.952 tinham regularizado a situação (67,5%).

Vale lembrar que os números sofreram atualização da última semana para esta. Em engenheiro Beltrão, por exemplo, mais de 8 mil eleitores se cadastraram até ontem, segundo o chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Giovani Casagrande. A meta mínima já foi alcançada, falou, ao comentar que o movimento está bastante intenso no Fórum Eleitoral da cidade nesta semana.

Na Comarca de Ubiratã, que abrange também o município de Juranda, 24.823 eleitores deverão passar pelo recadastramento, sendo 18.652 em Ubiratã e 6.171 em Juranda. Por fim, na comarca de Goioerê o serviço segue até o dia 25 de outubro. São 22.102 eleitores em Goioerê; Moreira Sales (9.675); Quarto Centenário (3.839); e Rancho Alegre d’Oeste (2.516).

O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultativo – entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos que possuem título de eleitor. Quem não regularizar a situação terá o título eleitoral cancelado. Para o recadastramento, a pessoa deve estar munida de título eleitoral, comprovante de endereço, e documento oficial de identidade com foto. A implantação do sistema visa garantir mais segurança nas Eleições.