Prefeito Same cobra Ministro e Secretário da Educação para conclusão de super creche

O prefeito de Iretama, Same Saab (PSD), cobrou do Ministro da Educação, Milton Ribeiro e do Secretário Estadual da Educação do Paraná, Renato Feder, a conclusão das obras de uma super creche no município. A construção foi iniciada ainda em maio de 2016. Cinco anos se passaram e a obra não foi entregue à população. Enquanto isso, a demanda por vagas no município só aumenta, diz o prefeito

Same aproveitou a visita do Ministro Milton e do Secretário Renato Feder à cidade de Arapongas, nesta segunda-feira, para fazer a cobrança pessoalmente. “O ministro foi muito sensível à nossa demanda de retomar a construção da obra”, disse o gestor. A construção foi paralisada durante a gestão anterior porque a empreiteira responsável pela obra não seguiu critérios técnicos do projeto. A situação foi constatada pela Caixa Econômica e os recursos da obra bloqueados.

“A Caixa fez uma perícia na obra e nos apresentou um laudo que entregamos ao ministro. Desta forma, esperamos que as obras sejam retomadas o mais breve possível”, falou o prefeito. “Legalmente, agora podemos retomar a obra”, acrescentou.

Same informou que há uma grande fila de espera por vagas em creches na cidade. Segundo ele, a conclusão da obra é de ‘extrema’ importância, principalmente em meio a crise da pandemia da Covid-19. “Vaga em creche em Iretama é o que mais precisa. Os pais precisam trabalhar e deixar suas crianças com alguém. E é aí que o poder público entra em apoio a família. A conclusão desta obra é uma ação social importantíssima a quem mais precisa”, ressaltou.

O prefeito participou da audiência acompanhado pela secretária de Educação do município, Cecília Zilda Sepulvida, e de sua equipe técnica composta pelos servidores: Vanessa Oliveira, Selma Silva, e Elisangela Perin. A vereadora professora Josy (Cidadania) e o procurador Jurídico de Iretama, Marcio Matos, também participaram do encontro.

A obra

A obra super creche teve início em Iretama em maio de 2016, na gestão da ex-prefeita Filó Saab. O Centro de Educação Infantil está sendo construído na Vila Lima. A obra, de 890 metros quadrados, foi orçada na época em R$ 1,2 milhão. Porém, deverá custar mais que o dobro deste valor, atualmente.

O centro está sendo construído com recursos do Governo Federal, por meio do Programa Proinfância, e terá capacidade para atender até 188 crianças em dois turnos (manhã e tarde), ou 94 crianças em período integral.

“A creche terá todos os ambientes necessários para que proporcionem a aprendizagem e realização de atividades pedagógicas, recreativas e esportivas, além das áreas administrativas para garantir a dignidade e melhoria da qualidade de vida da comunidade”, comentou Same, ao lamentar a paralisação da obra. “Enquanto isso muitas famílias aguardam e precisam destas vagas. A situação não pode mais ficar desta forma”, ressaltou.

A obra será bastante moderna. O espaço contará com salas de aulas amplas, berçário completo, áreas de serviço, playground, área de cultura e lazer, sala de administração, anfiteatro, pátio, cozinha, e banheiros.