Prefeitura cria “Patrulha Covid” e endurece restrições no comércio

O prefeito de Boa Esperança, Wenderson Aparecido Pereira dos Santos (PSB), vai implantar a “Patrulha Covid” para uma fiscalização mais intensa no município para cumprimento de medidas de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) estipuladas por decreto municipal. Para isso, um veículo será caracterizado pela prefeitura e ficará disponível exclusivamente para rondas pela cidade.  O serviço começa a funcionar já a partir desta semana.

“Já temos nossos fiscais percorrendo pelo município, mas estamos reforçando para que todas as medidas de enfrentamento a pandemia sejam efetivamente cumpridas. Como sabemos muitas pessoas ainda tentam driblar a fiscalização. A nossa ideia é fazer que isso não aconteça mais em Boa Esperança”, falou, ao comentar que está contando também com a ajuda da Polícia Militar na fiscalização.

Santos disse que a “Patrulha Covid” será formada por servidores lotados em outros setores para reforçar a fiscalização. A ideia é que o serviço percorra toda a cidade e os distritos diariamente. “Será fiscalizado o comércio, pessoas sem máscaras também serão abordadas e autuadas, e também vendedores ambulantes”, argumentou, ao lembrar que está proibida no município a entrada de ambulantes de outras cidades. “Melhor pecar por excesso de cuidado do que errar agora e responder lá na frente por isso”, observou. 

De acordo com o prefeito, Boa Esperança tem atualmente 16 casos confirmados de coronavírus. Segundo ele, nenhum dos pacientes teve agravamento da doença. “Destes 16, 13 estão recuperados, ou seja, só temos três casos ativos”, informou, ao lembrar que o distanciamento social continua sendo o “melhor remédio” para evitar a disseminação do vírus. 

O gestor lembrou que a administração implantou medidas restritivas mais rígidas no comércio para evitar a aglomeração de pessoas.  Mercados, por exemplo, podem ficar abertos somente de segunda-feira à sábado das 8 às 18 horas, ficando vedado o funcionamento aos domingos. 

Durante a semana, restaurantes podem funcionar das 9 às 14 horas. Refeições podem ser servidas nos locais, mas com regras de distanciamento e higiene do ambiente.  Já bares, lanchonetes, entre outros similares, o funcionamento é das 8 às 22 horas, de segunda a sábado. Aos domingos estão proibidos de funcionamento.  “No domingo só farmácia e posto de combustível pode funcionar e em regime de plantão”, frisou o prefeito. 

O gestor disse que a prefeitura continua também com a desinfecção das vias públicas e espaços públicos como postos de saúde, bancos, lotéricas, prefeitura, entre outros. “Queríamos continuar com as barreiras sanitárias, mas devido à falta de pessoal tivemos que parar com este serviço”, lamentou.

Ele acrescentou que todos os 8 servidores que contraíram coronavírus já estão curados da doença e voltaram ao trabalho normalmente. A prefeitura está funcionando em período integral no município, das 7h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.  “Pedimos à população que obedeça às determinações do decreto municipal. Caso contrário poderá ser penalizada com multa”, avisou.