Prefeitura organiza mutirões contra dengue em Barbosa Feraz

A prefeitura de Barbosa Ferraz está organizando para os próximos dias 4 mutirões contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus, e chikungunya. A ação está sendo coordenada pela secretaria municipal de Saúde em parceria com a secretaria de Meio Ambiente. 

As ações serão desenvolvidas no dia 28 deste mês na sede do município; dia 3 de dezembro em Ourilândia; dia 4/12 em Bourbônia; e no dia 5 do mesmo mês nas comunidades de Tereza Breda, Pocinho, e Paraíso do Sul.  

A enfermeira Carla Tavares, coordenadora da Vigilância e Saúde de Barbosa Ferraz, explicou que os moradores deverão recolher materiais que possam servir de criadouros do Aedes e colocar em frente às residências que um caminhão da prefeitura passará recolhendo e dará a destinação final. 

“Orientamos que os moradores recolham estes materiais na véspera do dia do recolhimento”, disse Carla. Ela informou que materiais de entulhos de construção civil não serão recolhidos.  A enfermeira disse que a medida visa prevenir o surgimento de novos casos de dengue na cidade. “Com o tempo mais chuvoso e temperaturas mais quentes o mosquito se prolifera facilmente”, alertou. 

Carla informou que o município tem 4 casos confirmados de dengue dentro do novo ciclo epidemiológico, que começou em junho, sendo três importados e 1 autóctone, além disso são 55 notificações. Segundo ela, o último levantamento de infestação predial apontou o índice de 2,7% de infestação de larvas. “Aumentou um pouco em relação ao último que era 1,5%, mas estamos trabalhando para diminuir”, frisou. 

A principal orientação é para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes, que estão nos locais que acumulam água parada. “Todo o cuidado com a limpeza dos quintais e terrenos baldios devem ser tomados”, orientou Carla.  

A Comcam tem um total de 106 casos de dengue. Nova Cantu, com 27 casos, e Quinta do Sol (22), enfrentam epidemia de dengue, e a cidade de Juranda, com 14 confirmações, está em estado de alerta. O Paraná tem 1.029 casos confirmados de dengue e 9.176 notificações. 

Levantamento da Secretaria Estadual da Saúde sobre tipificação do arbovírus circulante mostra que 60% dos casos são de infecção pelo DEN 2. Existem quatro sorotipos de dengue – DEN1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. Não há diferença entre eles, todos são transmitidos pela picada do Aedes aegypti. A infecção por um sorotipo gera imunidade permanente apenas para ele, o que significa que a pessoa pode contrair os quatro tipos de arbovírus. E ter dengue mais de uma vez aumenta o risco de formas mais graves da doença.

Cronograma das ações

Dia 28/11 
Barbosa Ferraz

Dia 03/12
Ourilândia

Dia 04/12
Bourbônia

5/12
Tereza Breda
Pocinho
Paraíso do Sul