Produtor é multado em 46 mil por desmatamento ilegal em Roncador e tem área embargada

A Polícia Ambiental do pelotão de Campo Mourão, multou um produtor rural de Roncador em R$ 46 mil por desmatamento ilegal e embargou uma área equivalente a 1,77 hectare. A ação aconteceu no âmbito da Operação Mata Atlântica em Pé VI.

Além de sanções administrativas, o Ministério Público da Comarca foi cientificado da situação para que procedimentos na esfera criminal. De acordo com agentes que participaram da ação, o produtor recebeu três autos de infração totalizando R$ 46 mil.

Ele está sendo responsabilizado por danificar vegetação nativa em estágio médio de regeneração, no Bioma Mata Atlântica e em Área de Preservação Permanente. “Em ambos os casos, contendo em seu interior espécies especialmente protegidas”, disse a Polícia Ambiental. Além disso, o mesmo estaria dificultando a regeneração natural da vegetação nativa devido ao plantio de trigo na localidade.

Durante a operação os policiais contaram danos em uma área de 1,69 hectare de remanescente do Bioma Mata Atlântica. No local houve extração da vegetação nativa para o plantio de trigo. Foi constatado ainda danos em 0,08 ha de Área de Preservação Permanente. Ambos os locais danificados contém em seu interior espécies especialmente protegidas, a exemplo da Araucaria angustifolia, árvore símbolo do Estado do Paraná.