Professores participam de ‘Café Pedagógico’ para celebrar resultados de avaliação estadual

Os professores alfabetizadores das 3 escolas do município de Roncador que trabalharam com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e participaram da Avaliação de Fluência Leitora receberam um reconhecimento especial da prefeitura para celebrar os resultados no município. Nessa quinta-feira (14), eles foram convidados a se reunir com diretores e coordenadores das instituições, assim como com integrantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) para um “Café Pedagógico” em um bistrô da cidade.

Na ocasião, a coordenadora pedagógica do SME, Lenise Maria Suski de Souza, falou, em detalhes, como aconteceu todo o processo de preparação para a avaliação, ressaltando no trabalho desenvolvido com comprometimento pelos docentes. Por sua vez, o secretário de Educação, Edson Gonsalves de Oliveira, destacou que os dados obtidos ficarão para a história. “Nossos professores serão lembrados por esse feito, colocar Roncador em destaque no Estado, por muitos e muitos anos”, falou agradecido.

O prefeito municipal, Vivaldo Lessa (DEM), também esteve presente e destacou o trabalho que o município vem realizando em várias áreas com investimentos, dando ênfase à educação. O prefeito também ressaltou o empenho de toda a rede, destacando o trabalho docente dos comprometidos professores, sobretudo com a avaliação, agradecendo a todos os servidores da educação.

O gestor municipal aproveitou, ainda, para enfatizar que continuarão sendo feitos investimentos na educação e priorizando as crianças. Os diretores das 3 escolas, Neuza Vaz da Silva, Eliane Cristina dos Santos Carneiro e Nilva de Almeida Dziubate, também agradeceram aos professores e aos servidores de modo geral.

Desempenho na avaliação

Referente à última fase da Avaliação de Fluência Leitora, proposta pela Seed (Secretaria de Estado da Educação), que é a somativa, feita em 2023, o município alcançou o 1º lugar, entre as 10 idades com os melhores resultados a nível regional da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão), e o 2º lugar a nível estadual.
No município, participaram da avaliação alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas João Paulo I, Monteiro Lobato e Escola do Campo
Afonso Camargo. Esse resultado representa, para a rede municipal de ensino de Roncador, a garantia do direito de as crianças aprenderem a ler e escrever, cumprindo com o compromisso de alfabetizar até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme destacou o secretário. “Num estado com trezentos e noventa e nove municípios, ficar em segundo lugar, para nós da educação roncadorense, é um orgulho sem tamanho”, enfatizou.

Composta por três fases, a primeira foi aplicada no início do ano letivo (diagnóstica), outra no decorrer do ano (formativa) e a última perto do encerramento do ano letivo (somativa). Comparando as três edições, o Índice de Influência Leitura (IFL) nas escolas de Roncador foi: na primeira avaliação, 4.8, na segunda, 6.8, e, na terceira, 9.1.