Programa Compra Direta Paraná faz primeira entrega de alimentos na região

Já começaram as entregas dos alimentos do programa Compra Direta Paraná em 2024. Na região de Campo Mourão, a primeira entrega foi realizada nesta semana, no município de Barbosa Ferraz, pela Associação dos Feirantes de Barbosa Ferraz (AFEIBARF). A entidade entregou o primeiro lote composto por frutas, verduras, legumes, pães e doces.

Por meio do programa são adquiridos alimentos destinados à rede socioassistencial, o que inclui restaurantes populares, cozinhas comunitárias, hospitais filantrópicos, entre outros. Também são atendidos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Atestada a entrega dos produtos nas condições exigidas pelo edital, o Estado faz o pagamento para a associação ou cooperativa.

Na região de Campo Mourão, centenas de pequenos produtores rurais estão sendo beneficiados pelo programa na comercialização de seus produtos. “O Compra Direta é um movimento positivo, pois mantemos a economia pulsando nas pequenas propriedades rurais e fornecemos alimentos diversificados às pessoas mais vulneráveis”, comentou o chefe regional do IDR-Paraná, Jairo Quadros.

Segundo ele, o programa tem como objetivo garantir o acesso a alimentos frescos e de qualidade para famílias em situação de vulnerabilidade. “Este edital contemplará a entrega de grupos de alimentos como os complementos, frutas, hortaliças, legumes, pão integral, polpas e sucos, além de arroz, feijão, ovo, farinha, no entanto esses últimos não são fornecidos pela associação”, falou.

Conforme a produtora rural, Silvia Bitencourt, membro da diretoria da Associação dos Feirantes, a expectativa para este ano é grande com o projeto. “Estamos fornecendo o mesmo alimento que consumimos em nossas casas. Então cada entrega é especial”, afirmou.

O extensionista do IDR-Paraná de Barbosa Ferraz, Marcelo Agenciano, explicou que foi feito um contrato no valor de R$ 78 mil com a Associação para a entrega de alimentos. Segundo ele, está sendo feito um trabalho contínuo no município para ampliar o acesso às políticas públicas e gerar riqueza no campo. “Então naturalmente outros [contratos] virão em breve”, espera.

A entrega do primeiro lote de alimentos contou com a presença do prefeito da cidade, Edenilson Miliossi, vereadores, entre outras autoridades locais. Na ocasião, Miliossi destacou que o programa é uma política pública bastante importante implantada no Estado, beneficiando famílias carentes e ao mesmo tempo os produtores rurais que comercializam sua produção.

“É um programa que veio para fazer a diferença na vida das pessoas”, ressaltou. No município, o programa tem vigência de 12 meses. Os alimentos são entregues ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) que faz a distribuição às famílias em vulnerabilidade social.

Programa

O Compra Direta Paraná foi criado na pandemia do coronavírus, em 2020, e é exclusivo para as organizações que possuem Declaração Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/CAF Jurídica) e que tenham mais de 50% dos agricultores familiares associados no Paraná.

O preço de referência para a aquisição dos alimentos é o estabelecido pelo Departamento de Economia Rural (Deral), sem necessidade de disputa pelo menor valor. Para alimentos orgânicos, há acréscimo de até 30%.