Programa “Sementes” faz entrega de sementes de feijão a agricultores familiares
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Iapar-Emater (IDR-Paraná) de Iretama, está desenvolvendo o programa “Sementes”, beneficiando vários agricultores familiares com a entrega de sementes de feijão da variedade Campos Gerais.
O programa está sendo executado em parceria com a secretaria municipal de Agricultura e Assistência Social. A iniciativa é estratégica do projeto de promoção social e cidadania, cujo objetivo é promover a inclusão social e produtiva contribuindo para a superação das situações de vulnerabilidade das famílias rurais.
“A segurança alimentar e nutricional é uma das linhas de ação que contribuem com a superação da situação vulnerável em que se encontra o público beneficiário do projeto, constituído por povos indígenas e de comunidades tradicionais, além de agricultores familiares”, informou o Instituto local.
A realidade do público beneficiado é caracterizada por uma renda per capita mensal de até R$ 178,00. Segundo o IDR-Paraná, geralmente estas famílias têm pequenas áreas de terra para cultivo, pouca ou nenhuma disponibilidade de insumos, dificuldade de acesso aos mercados e estados de insegurança alimentar e nutricional, especialmente entre crianças menores de 5 anos.
O programa viabilizará em Iretama a produção para autoconsumo, buscando a diminuição do estado de insegurança alimentar das famílias beneficiadas além da geração de renda com a comercialização do excedente. “Além disso, visa estimular o armazenamento de sementes para safras futuras, na expectativa de reduzir a dependência dessas famílias quanto a este aspecto”, aponta o IDR.
Uma das beneficiárias do programa é a agricultora Adriana Nogueira. Ela destacou a importância da iniciativa. “É muito bom receber as sementes para o plantio. Pois as condições financeiras são muito difíceis. Recebendo as sementes, podemos comprar outras coisas com os recursos”, frisou.