Programa “Trator Solidário” beneficia pequeno agricultor em Iretama

Mais um produtor rural da cidade de Iretama foi beneficiado com a entrega de um trator zero quilômetro New Holland, pelo Programa “Trator Solidário” do Governo do Paraná. Trata-se de Claudiomir.   A entrega do equipamento foi feita ao produtor pelo IDR-Paraná, Instituto de Desenvolvimento do Paraná em parceria com o Banco do Brasil. O maquinário foi adquirido na Concessionária New Agro, em Campo Mourão.

O produtor comemorou a aquisição do equipamento que vai facilitar no trabalho diário em sua propriedade. “É muito importante termos um programa deste que venha nos beneficiar para podermos produzir com mais tecnologia”, destacou. Com o novo equipamento, espera-se melhorar a eficiência e diminuir os custos com manutenção e contratação de serviços, melhorando agregação de valor e renda na pequena propriedade.

De acordo com o responsável pelo escritório do IDR-PR de Iretama, o zootecnista Jorge Andre Silva Fernandes, o município é essencialmente agrícola, se destaca também no segmento da pecuária. Segundo ele, a aquisição de tratores novos e mais modernos facilitam as operações nas lavouras. 

“São máquinas com menor custo de manutenção, maior eficiência de trabalho e menor consumo de combustível, além de serem mais confortáveis e seguros. Também se tornam uma motivação para a sucessão familiar no campo, estimulando os jovens rurais a permanecerem na atividade agrícola”, observou. 

O Programa Trator Solidário proporciona mais redução de juros no empréstimo de valores. É administrado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e operacionalizado em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER, Fomento Paraná, agentes financeiros oficiais, cooperativas de crédito e fabricantes de implementos, equipamentos e tratores.

A elaboração dos projetos de financiamento para aquisição de maquinário e implementos para produtores que se enquadram no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) são elaborados em duas etapas. Na primeira, é feito um pré-projeto, o qual é avaliado pelo Comitê Gestor do Programa em Curitiba e sendo aprovado, passa para a segunda etapa, que consiste na elaboração do projeto técnico para a liberação do recurso para a aquisição do bem. 

Os produtos adquiridos por meio do programa têm redução entre 15% e 20% no valor em relação ao preço de mercado. O prazo de financiamento é de até sete anos com 14 meses de carência. O programa Trator Solidário financia tratores, colheitadeiras e pulverizadores com valores diferenciados para agricultores familiares. Com preços subsidiados, agricultores têm mais facilidades de adquirir máquinas novas. O produtor tem um prazo de até 7 anos para o pagamento. Além disso, as operações de aquisição das máquinas estão amparadas por equivalência do preço da saca de milho.

“Este programa é uma política pública administrada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e operacionalizado em parceria com IDR-Paraná, Fomento Paraná, agentes financeiros oficiais, cooperativas de crédito e fabricantes de implementos, equipamentos e tratores”, frisou o gerente Regional do IDR-Paraná, Jairo Quadros. Segundo ele, várias máquinas entre tratores e colheitadeiras foram entregues a pequenos produtores nos últimos anos na região de Campo Mourão.