Quinta do Sol, Capital Paranaense do Folclore, abre festa dos 58 anos nesta sexta

Desta sexta-feira (9) até o domingo (11), a cidade de Quinta do Sol estará em festa. A prefeitura abre a programação em comemoração aos 58 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Este ano, além de shows artísticos nacionais, o município retorna com a festa do seu prato típico. O Leitão ao Fogo de Chão.

A programação acontece no Centro de Eventos da cidade. Além dos shows e almoço festivo, os participantes terão à disposição praça de alimentação e parque de diversões. O aniversário de Quinta do Sol é comemorado na próxima quarta-feira (14).

Os convites para o almoço com Leitão ao Fogo de Chão estão à venda nas escolas municipais, Apae e Lar dos Velhinhos. A comissão organizadora da festa colocou 1.500 ingressos à venda a R$ 50,00 cada um. Interessados devem adquirir com antecedência também pelos números: (44) 3.567-1143 (Escola Pequeno Príncipe); 3567-1310 (Colégio São Judas Tadeu); e 3567-1537 (Apae).

“Será uma grande festa para à nossa população. Toda a região também está convidada a participar”, falou o prefeito do município, Leonardo Romero (PSD). O gestor destacou que a festa foi planejada priorizando o bom atendimento ao público. “Fizemos também tudo dentro do nosso orçamento de maneira a não prejudicar nosso caixa”, falou, ao agradecer os apoiadores da festa. Durante os três dias de programação, os organizadores esperam um público de mais de 15 mil pessoas.

A festa será aberta com show nacional de Loubet, a partir das 20 horas. A programação prossegue no dia 10, com show de Fiduma & Jeca (com início no mesmo horário). O encerramento das festividades será no domingo. Às 9 horas terá Encontro de Carros Antigos, em frente a igreja Matriz. A partir das 11 horas será servido almoço com o prato típico, Leitão ao Fogo de Chão. E à noite, o tão esperado show com a dupla Athaide e Alexandre.

Segundo dados do IBGE/2010, Quinta do Sol tem cinco mil habitantes. O município é oficialmente (por lei estadual) a Capital Paranaense do Folclore. É conhecido também como a cidade dos astros, já que suas ruas e Avenidas levam nomes de planetas, estrelas e constelações.

Instalado como município em 14 de dezembro de 1964, Quinta do Sol foi desmembrado de Fênix. O nome tem origem em sua colonização portuguesa. A palavra “quinta” em Portugal significa “grande fazenda” e “sol” vem da escala musical (a quinta nota).

No brasão do município há a representação de uma propriedade rural e a notação musical de uma clave de sol. A cidade também é marcada pela forte colonização japonesa, paulistas, mineiros e nordestinos, que vieram para a região atraídos pela cultura do café e hortelã nas décadas de 1950 e 1960.

Programação completa da Festa

Dia 9/12
Show Nacional com Loubet, a partir das 20h;

Dia 10/12
Show Nacional com Fiduma & Jeca, a partir das 20h;

Dia 11/12
Encontro de Carros Antigos, a partir das 9 horas;
Almoço festivo com o prato típico da cidade, Leitão ao Fogo de Chão, a partir das 11h30;
Show nacional com a Dupla Athaide e Alexandre, a partir das 20h.