Ratinho Junior assina ordem de serviço para asfalto entre Mato Rico e Roncador

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (14) a ordem de serviço para início das obras de pavimentação da PR-239, entre Mato Rico e Roncador. É a ligação definitiva entre os municípios, acabando com uma espera de décadas na região, uma vez que hoje o trecho é de estrada de chão. O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 101,2 milhões. A prefeita de Roncador, Marilia Perotta Bento Gonçalves e o prefeito de Mato Rico, Edelir Ribeiro, participaram da solenidade de assinatura.

A assinatura da ordem de serviço ocorreu durante a entrega de outro trecho da PR-239, que liga Mato Rico a Pitanga, com extensão de pouco mais de 43 quilômetros. O investimento nesta etapa foi de R$ 228,2 milhões, somando R$ 329,4 milhões em recursos estaduais investidos em pouco mais de 63 quilômetros da rodovia, beneficiando diretamente cerca de 50 mil habitantes dos três municípios e outros milhares de maneira indireta, que passam pelo segmento todos os dias.

“Essa é uma região importante do Estado e que vem crescendo muito. Hoje essa rodovia virou um corredor de desenvolvimento, ligando Mato Rico a Pitanga e continuando para Roncador”, destacou Ratinho Junior. “Diziam que Mato Rico era cidade ‘fim de linha’, onde o desenvolvimento não chegava, e hoje isso mudou. Nosso compromisso é não deixar ninguém e nenhuma cidade para trás, transformando o Paraná em uma potência na América do Sul.”

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL), é responsável por administrar e fiscalizar o andamento das obras, a serem realizadas pelo Consórcio Roncador, formado pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda. e Ellenco Construções, vencedor da licitação na modalidade concorrência pública eletrônica.

O investimento do Governo do Estado na obra é de R$ 101,2 milhões

“Hoje entregamos a PR-239 entre Mato Rico e Pitanga e continuamos com esta ligação até Roncador, seguindo com o progresso. Muitos não acreditavam que estas obras sairiam do papel, mas o Governo do Estado está mudando a vida das pessoas entregando estas obras. Agora, elas seguem pelos próximos 20 meses com esta nova ligação para a região”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Para o prefeito de Mato Rico, Edelir Ribeiro, é a realização de um sonho de mais de 40 anos da população. “A gente lutou muito, por muitos anos, e buscou a ligação de Mato Rico com Pitanga. Agora, recebemos de presente a ligação com Roncador. Isso coloca o nosso município no meio deste trajeto, impulsionando a nossa cidade para um desenvolvimento ainda maior”, afirmou.

Sonho compartilhado pela prefeita de Roncador, Marília Gonçalves. “É um dia de vitória de uma luta que começou há muitos anos. Quando foi anunciado o trecho de Pitanga a Mato Rico, Roncador ficou um pouco entristecido porque Mato Rico é nossa cidade irmã e somente conosco não teria essa ligação, mas agora estamos sendo atendidos. É mais desenvolvimento que virá desse asfalto”, disse.

Após 40 anos de espera, Mato Rico ganha ligação asfáltica com outros municípios da região. Pavimentação da PR-239 tem 43 quilômetros e encurta deslocamento de moradores, caminhões e ambulâncias com outras cidades. Governador também assinou ordem de serviço para pavimentar estrada até Roncador – Foto: Jonathan Campos/AEN

A obra

Serão 19,89 quilômetros pavimentados com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com duas faixas de tráfego ao longo de todo o trecho e acostamentos em ambos os lados da rodovia. O prazo de execução é de 600 dias (20 meses), contados a partir da ordem de serviço.

No perímetro urbano de Mato Rico serão implantados passeios para pedestres e iluminação rodoviária, mas devido à restrição de espaço, este trecho não terá acostamentos. Ainda na cidade, haverá a implantação de uma interseção em nível do tipo gota grande, que conectará a PR-239 ao futuro Contorno de Mato Rico.

Outro destaque é com relação a segurança e manutenção da pista. Cerca de 73 acessos a estradas locais e propriedades nas margens da rodovia irão receber pavimento CBUQ com 10 metros de extensão, servindo como “limpa-rodas”, retirando resíduos do solo dos pneus dos veículos antes de acessarem a PR-239. Isso evita que esses resíduos se acumulem na pista e preservam o pavimento da rodovia, uma vez que os limpa-rodas terão o mesmo nível nos encontros.

Já próximo ao perímetro urbano de Roncador será construída uma nova ponte sobre o Rio Cancã, com 36,6 metros de extensão, duas faixas de tráfego, acostamentos, passeios para pedestres e guarda-rodas. Serão demolidas tanto a ponte mais antiga no local, já condenada e desativada, como também a ponte variante, utilizada atualmente.

Um dos bueiros da rodovia será substituído por uma nova galeria simples celular de concreto, sendo utilizada também como passa-fauna. Os demais bueiros e dispositivos do sistema de drenagem de águas serão substituídos durante a execução da obra por peças novas.