Representantes de municípios da região conhecem modelo agropecuário e de inspeção sanitária
Secretários municipais de Agricultura e médicas veterinárias dos municípios de Luiziana, Corumbataí do Sul e Barbosa Ferraz estiveram em Cianorte para uma visita técnica nos últimos dias. A excursão, coordenada pelo extensionista do IDR-Paraná, Clóvis José Rosa, teve como objetivo conhecer de perto as experiências bem-sucedidas do município na área agropecuária e nos sistemas de inspeção sanitária.
Durante a visita, os participantes puderam compreender o funcionamento do projeto de apoio agropecuário aos agricultores, o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/PR). Além disso, visitaram empreendimentos locais que já aderiram ao SUSAF, como a D’Nitta, produtora de queijo provolone desidratado, Apiário Catharino e a Granja Lima.

Eles comercializam seus produtos com o selo do sistema estadual. A comitiva foi recebida pelo secretário municipal da Agricultura de Cianorte, Anízio Menarim Filho, e pela médica veterinária Sahra Gadia, que acompanharam o grupo durante toda a agenda e apresentaram detalhes sobre a estrutura e os desafios enfrentados no processo de adesão e funcionamento do SUSAF.
Outro ponto importante da visita foi o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA), do qual Cianorte faz parte. O grupo recebeu informações sobre a operacionalização do consórcio, considerado modelo na região. A proposta, segundo Clóvis Rosa, é que os três municípios visitantes se integrem a uma nova iniciativa de consórcio regional para implantação do SUSAF/PR, podendo incluir até seis municípios da região de Campo Mourão e um da região de Ivaiporã.
Participaram da visita Diogo Biachi, secretário de Agricultura de Luiziana, acompanhado das médicas veterinárias Jéssica Maira Derhon e Rhayanna Nogueira Pires; Elias Fernandes da Silva, secretário de Agricultura de Corumbataí do Sul, junto da médica veterinária Silvana Martins Costa Honorato; e José Sérgio Aparecido Miliossi, secretário de Agricultura de Barbosa Ferraz, acompanhado da médica veterinária Dayane Tays Nogueira dos Santos.

A expectativa é de que, a partir desse intercâmbio, novas parcerias sejam construídas e que os municípios fortaleçam sua capacidade de produção e comercialização de produtos de origem animal, com maior segurança sanitária e agregação de valor para os pequenos produtores rurais.