Rotary Club faz entrega de equipamentos ao Lar dos Velhinhos de Iretama

O Rotary Club de Iretama fez nesta semana a entrega de vários equipamentos ao Lar dos Velhinhos São Vicente de Paula, do município.  Os produtos foram adquiridos por meio do projeto global do Rotary em parceria com os Rotary Clubes de Osorno e Los Angeles, da cidade do Chile, pertencentes ao distrito 4355. Uma comitiva de rotarianos chilenos acompanhou a entrega das máquinas. 

O valor destinado em equipamentos à entidade soma U$ 33 mil dólares (R$ 133,3 mil), recursos da festa da Leitoa da Terra do ano passado, promoção do Rotary Club de Iretama. Com o dinheiro foi comprado ao Lar dos Velhinhos uma lavanderia industrial, uma academia adaptada para idosos, dois guinchos eletrônicos para manusear pessoas acamadas dentro do lar, e cinco camas hospitalares com colchão, escadas, travesseiros e porta soro. Além disso, foram investidos R$ 6 mil no treinamento de cuidadores de idosos da entidade. 

“Ajudar uma entidade tão importante quanto ao Lar dos Velhinhos de Iretama nos dá o sentimento de gratidão por poder ter condições de fazer isso às pessoas que mais precisam e de dever cumprido. Gostaria de agradecer todos os patrocínios, companheiros que não mediram esforços  e toda a comunidade que participou do almoço comprando os convites”, destacou Wilson Pereira de Godoy, membro do Rotary, que ajuda na organização da festa da Leitoa da Terra. A festa deste ano foi realizada em parceria com as empresas cidadãs Farmácia Santa; Loja Graciosa; Fazenda Monte Cristo; Clínica Dr. Afonso; Supermercado Labaski; Constrular; Sicred; e Parque das Gabirobas.

Pereira comentou que o Lar dos Velhinhos é uma entidade bastante importante dentro do município. “Sem o lar não sei o que seria dos idosos que lá estão”, falou. O Lar tem atualmente 38 internos que serão beneficiados diretamente com os equipamentos. O local tem ainda 12 funcionários, entre cozinheiras, enfermeira, técnica de enfermagem, zeladoras, auxiliar administrativo, fisioterapeuta, preparador físico e médico. 

A entidade é mantida com a ajuda da sociedade para manter as contas em dia.  Segundo a presidente do Lar, Celeste Ribeiro Pimenta, as máquinas para lavanderia industrial, por exemplo, vão facilitar a rotina e a produtividade dos funcionários, que poderão dar mais atenção aos idosos.

“A máquina facilita ao separar os tipos de roupas de uso, cama, mesa e banho, sem falar que o processo de lavagem fica bem mais rápido, reduz-se o consumo de água e de produtos químicos, além de se evitar o risco de contaminação entre idosos e colaboradores. O Rotary entendeu a nossa necessidade e mais uma vez entrou com esse projeto maravilhoso para que o Lar dos Velhinhos possa continuar suas atividades”, comemorou Celeste.

Referente à festa deste ano, Wilson Godoy informou que o balancete da prestação de contas ainda está sendo preparado. Ele adiantou que os recursos serão aplicados na construção de uma clínica de fisioterapia para a Apae do município.  “A festa deste ano superou as expectativas. Tivemos a participação maciça da comunidade e de vários rotarianos de outras cidades da região”, avaliou.