Sanepar inicia trabalhos de orientação sobre obras de esgoto em Iretama

A Sanepar iniciou no município de Iretama os trabalhos de orientação e informações sobre a ampliação do sistema de esgoto no município junto à população.

De acordo com informações da Companhia, enviadas à imprensa, estão sendo investidos em Iretama R$ 6,8 milhões na ampliação da estação de tratamento de esgoto, implantação de estação elevatória, interceptor de esgoto, emissário e lançamento final de esgoto, além de 718 ligações prediais. Nesta etapa, serão beneficiadas a área central da cidade e a Vila Progresso.

A empresa Depura está fazendo visitas às residências e repassando orientações sobre as obras aos moradores. Os funcionários estão uniformizados, portando crachá e com veículo descrito como: “A serviço da Sanepar”. Eles não solicitam qualquer documento, informações pessoais ou pagamento por serviço.

“Nesta etapa, os funcionários conversam com os moradores, dão informações sobre a obra, tiram dúvidas, explicam como é a interligação do imóvel à rede coletora e como funciona o processo de coleta e tratamento, e entregam o Guia do Cliente, material educativo”, explicou a gestora socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes. A empresa tem até 240 dias para concluir estas primeiras abordagens.

Serão 718 visitas domiciliares para orientar moradores com distribuição de material educativo e 1.077 visitas para verificar se as ligações estão corretas

De acordo com a Sanepar, as orientações incluem reuniões comunitárias, com a formação de um grupo gestor do trabalho para acompanhar o andamento das obras de esgoto. Ao todo, 718 visitas domiciliares serão realizadas nos próximos meses para orientar os clientes, com distribuição de material educativo, e 1.077 visitas em imóveis para verificar se as ligações estão corretas.

Em 2025, a Sanepar já fez na cidade reuniões comunitárias; campanhas educativas de comunicação e mobilização social; capacitações de facilitadores em saneamento; desenvolveu o projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, com estudantes do Colégio Estadual Anibal Khury; e ainda ofereceu dois cursos de preparação de encanadores.

A empresa acrescentou no informativo divulgado à imprensa que as vistorias são um procedimento padrão e periódico e são feitas em todos os municípios onde a Companhia possui obras de esgotamento sanitário.

Serviço

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato diretamente com a Sanepar pelo WhatsApp (41) 99544-0115 ou 0800 200 0115. É importante ter em mãos a fatura de água no momento do contato.