‘Saúde na Comunidade’ descentraliza atendimento médico à população

Com o intuito de alcançar moradores das comunidades rurais que precisam de atendimentos na área de saúde, a secretaria municipal de Saúde de Roncador está desenvolvendo o Projeto Saúde na Comunidade. A ideia é aproximar profissionais médicos da população, oferecendo assim atendimento na saúde para o maior número possível de pessoas.

Pelo projeto, profissionais de odontologia, psicologia, fonoaudiologia, entre outras áreas da saúde estão deslocando nas casas destas famílias, descentralizando o atendimento à população. Muitos destes moradores não têm nem mesmo meios de locomoção para ir à cidade se consultar. A ação tem o apoio da Câmara de Vereadores e secretaria municipal de Assistência Social.

De acordo com secretaria de Saúde de Roncador, Simone Gonçalves, o programa foi idealizado e pensado a partir da necessidade exposta durante a Conferência Municipal de Saúde, realizada recentemente no município. A necessidade de um atendimento mais próximo da comunidade foi apontado durante as pré-conferências realizadas nas comunidades rurais.

Estamos fazendo com isso o enfrentamento a um problema causado as estas pessoas que utilizavam o transporte escolar para deslocar a cidade, mas agora não podem mais por recomendação do Ministério Público da Comarca, disse a secretária. Segundo ela, o transporte escolar era o único meio de locomoção de alguns moradores da zona rural para irem à cidade, inclusive para se consultar no médico. Após essa situação o município buscou resolver este problema e estamos agora inovando com o Projeto Saúde na Comunidade, ressaltou.

Nessa quarta-feira (14), a equipe da secretaria municipal de Saúde realizou atendimento itinerante na comunidade Cateto. Nos próximos dias a comunidade Rio Azul também será atendida. A ação conta também com apoio de Agentes de Saúde do município.