Sem festa, Luiziana comemora 39 anos com prato típico nas escolas

O município de Luiziana completa 39 anos de emancipação política nesta sexta-feira (25). Não haverá programação festiva. Pelo segundo ano consecutivo, a comemoração será concentrada nas escolas, com o Boi na Brasa, prato típico do município, servido nesta quinta-feira (24) aos estudantes das redes municipal e estadual.

A iniciativa já foi realizada no aniversário do ano passado, quando mais de 1.400 alunos das escolas municipais, estaduais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) participaram da confraternização. Na ocasião, o município também deixou de promover uma festa de aniversário e levou o prato típico às unidades de ensino.

Segundo o prefeito Edson Liss, a decisão de repetir a atividade partiu da própria reação dos estudantes. Muitos deles tiveram no ano passado o primeiro contato com o Boi na Brasa. “Nós não tivemos festa, mas tivemos uma ideia que foi um sucesso no ano passado: preparar o prato típico para as crianças e para os jovens que estudam aqui, tanto na rede estadual quanto na municipal. Eles nos cobram na rua e querem novamente. Nós vamos honrar esse compromisso com os alunos”, afirmou.

Além de integrar o cardápio desta quinta-feira, o Boi na Brasa será trabalhado nas escolas como parte da história do município. A proposta é explicar aos estudantes a origem do prato, os ingredientes utilizados e sua relação com as comemorações do aniversário de Luiziana.

A iniciativa já foi realizada no aniversário do ano passado, quando mais de 1.400 alunos das escolas municipais, estaduais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) participaram da confraternização

“É muito gratificante ver as crianças comendo o prato típico e aprendendo na escola o que faz parte do prato. É um momento de confraternização e também uma oportunidade para elas pensarem um pouco na história de Luiziana”, disse Liss.

O prefeito afirmou que a distribuição busca permitir que todos os alunos tenham contato com uma tradição local, independentemente da condição financeira das famílias. “Queremos que as crianças tenham a oportunidade de comer o Boi na Brasa. A equipe prepara tudo com muito carinho. Independentemente da classe social, queremos o bem delas e oferecer o melhor serviço”, acrescentou.

No sábado (26), as comemorações terão continuidade com uma missa em ação de graças pelos 39 anos do município. A celebração começará às 19h30, na Igreja Matriz, e será aberta à comunidade.

“Será uma missa especial pelo aniversário da cidade. Também teremos um momento de oração, fé e esperança para vencer os obstáculos e continuar trabalhando pela população”, declarou o prefeito.

Boi na Brasa

O Boi na Brasa surgiu a partir de uma experiência do servidor municipal Elon Soares Silva. Depois de conhecer outras carnes recheadas, ele decidiu preparar uma costela bovina com recheio para um encontro entre amigos. A receita teve boa aceitação e começou a ser apresentada em eventos do município.

Em 2003, durante as comemorações do aniversário de Luiziana, Elon montou uma barraca e serviu a costela recheada ao público. O prato foi comercializado antecipadamente e ganhou espaço na programação dos anos seguintes. Em 2007, após degustações e pesquisas realizadas pela Agência de Desenvolvimento de Luiziana (Adeluz), o Boi na Brasa foi lançado oficialmente como prato típico do município.

A preparação é feita com costela bovina recheada e assada lentamente. Ao longo dos anos, o prato passou a integrar as comemorações do aniversário e outros eventos realizados em Luiziana.

História do município

A ocupação da área onde hoje está Luiziana começou por volta de 1912, com a chegada de famílias vindas principalmente do Sul do Paraná e do Rio Grande do Sul. Os primeiros moradores enfrentavam dificuldades de acesso e utilizavam trilhas para chegar a Campo Mourão, município ao qual a localidade pertencia.

O crescimento ganhou força a partir de 1952, quando houve a divisão de lotes agrícolas e o início do planejamento da área urbana. O nome Luiziana foi escolhido por Adaucto da Silva Rocha, considerado fundador da localidade, como homenagem à mãe, Luiza, e à filha, Maria Luiza.

Em 1965, Luiziana foi elevada à condição de distrito de Campo Mourão. A emancipação ocorreu pela Lei Estadual nº 8.549, de 25 de setembro de 1987. A instalação administrativa aconteceu em 1º de janeiro de 1989, tendo Nelson Tureck como primeiro prefeito.

Ao comentar os 39 anos do município, Edson Liss afirmou que a data também deve servir para avaliar as demandas da população e os próximos passos da administração. “Não podemos perder a esperança, a fé e a vontade de lutar por um objetivo, que é o bem da população. Temos uma esperança muito grande de transformar Luiziana, oferecer o melhor serviço e levar obras e investimentos que beneficiem não apenas o centro, mas também os bairros e as casas mais distantes”, concluiu.