“Situação é crítica”, diz prefeitura após registrar 5 casos de Covid-19 em um dia

Foram mais de três meses após o início da pandemia de coronavírus (Covid-19), até o vírus chegar à cidade de Janiópolis. Porém, após o primeiro caso, no 28 de maio, vinte e um dia depois, a cidade, de 6.536 habitantes, já contabiliza 11 moradores infectados. E somente nesta quarta-feira, foram registrados 5 novos casos da doença, conforme o “Boletim Coronavírus”, divulgado pela prefeitura. 

“A situação é crítica. Precisamos que as pessoas cumpram as orientações urgentemente. Fiquem em casa. Não é momento de fazer festas, viajar, ou de reuniões. Saia de casa se realmente precisar e sempre usando máscara, que é obrigatório por lei sujeito a multa no seu descumprimento”, pediu a administração municipal. 

Atualmente, dos 11 casos confirmados, 5 pacientes já estão curados. Porém o número de casos suspeitos aumentou de 10 para 17 de terça para quarta-feira. Em Janiópolis, a transmissão do vírus já é considerada comunitária pelas autoridades municipais. Isso acontece quando não é mais possível identificar a origem da infecção.

“Temos bastante casos em um curto período de tempo. Isso é consequência da transmissão comunitária e também de aglomerações, festas, jogos, encontros familiares e almoços. Coisas que temos pedido para ser evitado, mas parece que está difícil de as pessoas entenderem”, lamentou a secretária de saúde, Mônica Sousa.

Segundo ela, 6 pessoas da equipe de saúde do municípios estão isoladas com suspeita da doença. Entre elas, uma enfermeira que testou positivo para Covid-19.