Todos os 39 infectados com Covid-19 estão curados em Boa Esperança

Todos os 39 moradores infectados com coronavírus (Covid-19) em Boa Esperança se encontram curados da doença. A informação é da secretaria de Saúde do município e consta no último boletim coronavírus divulgado pela prefeitura. No entanto, o alerta é que a população mantenha os cuidados preventivos contra o vírus.

De acordo com os dados, a cidade tem 8 casos suspeitos, que aguardam resultados dos exames e 38 moradores em isolamento domiciliar. “Graças a Deus e às ações da administração, conseguimos estabilizar a situação”, comentou o prefeito Wenderson Aparecido Pereira dos Santos (PSB). “No entanto a população deve continuar obedecendo o distanciamento social, uso de máscara de proteção, entre outras medidas. Relaxar neste momento, só faria a situação se agravar novamente”, emendou. 

O prefeito lembrou que assim que a cidade confirmou os primeiros casos da doença, a administração adotou medidas restritivas drásticas para conter a disseminação do vírus, o que contribuiu para o estado atual. A cidade estava sem casos da doença até o dia 27 de junho. Porém, um dia depois (dia 28 do mesmo mês) registrou 7 casos de uma só vez. E desde então chegou aos atuais 39.

“A partir do momento que estes primeiros casos foram confirmados determinamos o fechamento do comércio não essencial por sete dias e intensificamos outras medidas de controle, como desinfecção de ambientes públicos, fiscalização mais rígida em toda a sede do município e distritos, entre outras”, lembrou Santos. 

Calamidade

Na última semana, Boa Esperança teve situação de calamidade pública aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), aumentando para 24 o número de cidades nesta situação na Comcam. Apenas Terra Boa está de fora. 

O reconhecimento do estado de calamidade permite que as prefeituras descumpram vários itens da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), inclusive limites de despesas de gasto com pessoal. Os municípios também podem descumprir, mesmo em ano eleitoral, metas fiscais para evitar rombos nas contas públicas. Ou seja, as despesas feitas podem superar o que a prefeitura dispõe em caixa.

Segundo o prefeito, o reconhecimento de calamidade pública agiliza ao município repasses de recursos estadual e federal. Ele disse que os municípios estão passando por momentos difíceis devido a queda de arrecadação agravada pela pandemia de coronavírus. Na última semana, o município recebeu do governo federal o valor de R$ 291,7 mil referente ao auxílio emergencial para compensar perdas de arrecadação provocada pela pandemia. 

Números

A Comcam atingiu 1.845 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Destes 674 são somente em Campo Mourão. Até o momento são 47 mortes em 15 municípios pela doença.