Vereadores respondem declaração de presidente: “Não somos inúteis”

Após discurso polêmico do presidente da Câmara de Barbosa Ferraz, José Augusto Macedo (PP), na última semana, em que criticou indicações feitas por vereadores, e chegou a falar em ‘Câmara inútil’, alguns parlamentares utilizaram a Tribuna Livre na sessão desta segunda-feira (14). Eles rebateram o presidente. Disseram que não são ‘inúteis’

“Na semana passada foi feita uma crítica [pelo presidente] em cima de nós e quero aqui dizer que fiquei muito decepcionado. Eu não sou um vereador inútil. Estou sempre visitando os bairros porque o pessoal pede nossa presença e fazendo nosso trabalho. Estou aqui porque a população me escolheu”, rebateu o vereador Sérgio Bahia (DEM). 

A vereadora professora Vânora (PL), foi outra que usou a Tribuna Livre para rebater o presidente. “Senhor presidente eu não sou inútil. Como vereadora sou útil. Todos aqui temos família e amigos, e doeu em todo mundo [suas declarações]. Estamos aqui para mostrar serviço”, falou a vereadora. Ela disse que em pouco mais de cinco meses de mandato, já viabilizou cerca de R$ 1 milhão em recursos ao município. “Claro que não temos que cuidar do trabalho do prefeito e dos secretários. Mas a população nos cobra e temos que fazer estas indicações”, ressaltou. 

O vice-presidente da Câmara, Fabrício de Sá (Republicanos), cobrou mais respeito dentro da Casa. “Este é meu primeiro mandato. Tenho muito a aprender ainda. Somos uma família e temos que trabalhar unidos. Mas temos que repeitar cada um aqui dentro”, defendeu.

Por fim, o advogado e vereador Dr. Welington (PTC), disse que está indignado com o que ocorreu na sessão passada. “Embora eu tenha admiração pelo senhor [presidente], da forma que foi tratada a última sessão, houve um desrespeito com os vereadores desta Casa. Nós estamos aqui sim fazendo um trabalho. Cada um tem seu jeito. Acho importante as indicações. É o mínimo que tenho que fazer, formalizar o pedido. E se possível cobrar o prefeito pessoalmente”, afirmou. 

O presidente do Legislativo, José Macedo, por sua vez, disse durante a sessão que não citou nomes de vereadores. Segundo ele, alguns, por estarem no seu primeiro mandato, talvez não estejam ‘familiarizados com seu jeito de trabalho’. “Desta forma podem ter se sentido ofendidos. Peço desculpas se ofendi. Não era minha intenção. Nós teremos a oportunidade de mostrar para nossa comunidade que não somos uma Câmara inútil”, falou.