Voluntários da Horta Comunitária AMJJB de Mamborê se reúnem para confraternização

Voluntários da Horta Comunitária da Associação dos Moradores Jardim América, João Seratiuk e Beira Rio (AMJJB), do município de Mamborê, realizaram, nesse sábado (20), uma confraternização. O momento, que reuniu 40 pessoas, foi organizado para celebrar os vínculos entre elas, os aniversariantes da comunidade e a solidariedade com instituições para as quais parte dos alimentos produzidos é destinada.

O coordenador de projetos do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento dos Municípios da Região de Campo Mourão (Condescom), Renato De Lima Correia, que também é voluntário da horta, foi o responsável por viabilizar a confraternização. Antes de iniciar as celebrações, os integrantes da associação se reuniram para os trabalhos habituais na horta.

Entre os motivos de festa, estavam a comemoração de aniversário de dois membros da comunidade: dona Expedita e Celio Batista. “Comemorar 70 anos de uma vida repleta de histórias e experiências, como é o caso de Dona Expedita, é motivo suficiente para encher nossos corações de gratidão e alegria. E, para Celio Batista, completando seus 54 anos, é mais um ano para celebrar suas contribuições e sua presença em nossas vidas”, disse Correia.

A diversidade de idades dos participantes marcou o evento, de forma especial. “Desde os mais jovens até os mais experientes, todos se uniram em uma só voz, em uma só ação, mostrando que a comunidade não conhece limites de idade quando se trata de solidariedade e colaboração”, comentou, ao citar o exemplo de uma voluntária de apenas 6 anos de idade trabalhando ao lado de dona Expedita. “Com uma diferença de 64 anos entre elas, é um testemunho vivo da força e da união que a horta comunitária inspira em todos nós”, emendou.

Além das festividades, o encontro também foi realizado como uma forma de comemorar o alcance dos objetivos fundamentais que impulsionam a Horta Comunitária AMJJB. Entre eles, estão proporcionar acesso a alimentos saudáveis à própria comunidade e a instituições de saúde e assistenciais no município e região, assim como fomentar o associativismo e a sustentabilidade.

As instituições que recebem parte dos alimentos produzidos pelos voluntários atualmente são: Hospital Santa Casa de Campo Mourão, Hospital Municipal de Mamborê, Abrigo Provisório, Casa Lar, famílias acamadas com câncer assistidas pela Pastoral da Criança e toda a comunidade em geral. “Hoje (sábado, 20), mais do que nunca, esses objetivos foram alcançados, não apenas nas plantações, mas também nos corações de todos os presentes”, expressou, com orgulho, o voluntário.