Campo Mourão desenvolve projeto de cicloturismo regional

Está tramitando no estado, na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), o Projeto de Lei Ordinária nº 538/2023, que prevê a instituição de um circuito de cicloturismo de Campo Mourão. O projeto também pretende beneficiar os municípios da região, incentivando o uso de bicicleta como meio de transporte e lazer, estimulando a prática de esportes de aventura e de hábitos saudáveis, promovendo o turismo regional. A prática visa à geração de renda ao município e região, além de sensibilizar a população para a importância da preservação do meio ambiente.

O idealizador do projeto é Diego Reis Pereira, que, além de coordenador do Centro da Juventude Itachir Tagliari de Campo Mourão, coordena o Grupo Ecobike do município. Ele fez um pedido ao deputado estadual Douglas Fabrício, que acatou e formalizou a iniciativa.

“É um projeto de cicloturismo, que visa fortalecer o turismo local, regional e fortalecer o turismo de aventura, que é o próprio cicloturismo. Traz benefícios para a economia local, a questão de hospedagens, hotéis, lojas especializadas em bicicletas, turismo rural, favorecendo quem trabalha na área rural, que vai poder ter investimentos na área para gerar recursos”, disse Pereira.

Ele reforçou que tem procurado apoio governamental, municipal e comunitário. Destacou que o engajamento tem sido muito bom. “É um sonho antigo meu, sabe?”, falou Pereira, relembrando que já pedala pelo município, pela área rural, há cerca de 10 anos.

A intenção do ciclista é ver a área rural também sinalizada, para possibilitar maior segurança a quem transita pelos locais e conhecer a região. Segundo ele, isso também viabilizará maiores oportunidades para as pessoas. “Para mim, tem sido fundamental. Eu tenho trabalhado muito nisso. Inclusive, eu faço parte do Comitê de Mobilidade Urbana de Campo Mourão e eu tenho trabalhado muito com esse Comitê nessa questão de implantar os caminhos cicláveis dentro do município de Campo Mourão”, destacou.

O coordenador do Ecobike ressaltou que já é possível ver melhorias promovidas pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana voltadas a esse esporte. Disse que recentemente foram feitos trabalhos nas estradas das comunidades rurais São Benedito e Água da Binga. A Secretaria do município também solicitou a colocação de quatro placas nos locais, indicando que há presença de ciclistas.

Além disso, já estão sendo feitas ciclovias dentro da cidade, em jardins e em loteamentos. Pereira ressaltou que isso tem sido importante para a mobilidade urbana, pelo fato de as pessoas passarem a usar mais a bicicleta como meio de locomoção para o trabalho e como forma de lazer no fim do dia ou final de semana.

“Esse é só o início de um trabalho”, falou, com otimismo. Ele acredita que, após o projeto ser sancionado, será possível fazer muito mais pela atividade esportiva. Para o ciclista, à medida que o projeto for avançando, a ‘participação vai ser ainda maior’.

A intenção também é de que outras pessoas possam conhecer Campo Mourão e praticar esse esporte – que, conforme ele mesmo frisou, ‘é tão saudável e faz tão bem’ –, de forma segura. O propósito também é que todos os municípios da região sejam beneficiados com esse projeto. Ele citou, como exemplos, Luiziana, Iretama, Roncador, Pitanga, Farol, Janiópolis, Mamborê, entre outros.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ireno dos Reis Pereira, também considera que o projeto veio como uma forma de melhorar a mobilidade urbana, além de proporcionar mais saúde para os usuários de bicicletas. “Hoje, a bicicleta é uma forma de modal mais sustentável, que gera saúde. Essa é a ideia do rol de cicloturismo, que vai ser contemplado pela mobilidade urbana. Então, a ideia é criar uma cidade sustentável, incentivando o cicloturismo e, assim, até para reduzir os espaços ocupados hoje pelos carros”, enfatizou.

Roteiros – ciclorrotas

Campo Mourão

1 – Perímetro urbano do município

Comunidades rurais

1 – Alto Alegre
2 – São Benedito
3 – Santa Lúcia
4 – KM 128
5 – São Mateus
6 – Água da Anta
7 – Água da Cascata
8 – Rio da Várzea
9 – Boa Esperança
10 – Barreiro das Frutas
11 – Alto São João
12 – Cama Patente
13 – Alto da Boa Vista
14 – Água da Binga

Pontos turísticos

1 – Orla da Usina Mourão
2 – Cachoeira dos Cremonesi
3 – Parque do Lago Joaquim Teodoro de Oliveira
4 – Cachoeira da Dona Helena
5 – Cachoeira da Água da Binga
6 – Salto do Boi Cotó

Capelas

1 – Vila Rural
2 – São Benedito
3 – Alto Alegre
4 – Santa Lúcia
5 – Barreiro das Frutas
6 – Comunidade Boa Esperança
7 – Piquirivaí
8 – Cama Patente

Distrito

1 – Piquirivaí

Municípios vizinhos

1 – Araruna (Comunidades: Alto do Divino, Pinheirão, São Geraldo, Nova Brasília, Venda Branca)
2 – Peabiru (Comunidades: Silviolândia, Venda Branca, Colônia Mineira; Pontos Turísticos: Cachoeira da Santa Helena)
3 – Farol (Comunidades: Água da Fonte, Água da Fartura, Martinópolis, Capela da Comunidade Água do Tamanduá, Serraria Vitória, Vila Seca)
4 – Luiziana (Cachoeiras, Campina do Amoral)
5 – Mamborê (Cachoeira da Clauri, Lajeado, Guarani)

Demais municípios

1 – Altamira do Paraná
2 – Roncador (Comunidades: Aterrado Alto, Alto São João, São Domingos e demais atrativos turísticos locais)
3 – Iretama
4 – Engenheiro Beltrão
5 – Janiópolis
6 – Quarto Centenário
7 – Goioerê
8 – Moreira Sales
9 – Rancho Alegre D´Oeste
10 – Juranda
11 – Engenheiro Beltrão
12 – Fênix
13 – Quinta do Sol
14 – Barbosa Ferraz
15 – Campina da Lagoa
16 – Ubiratã
17 – Altamira do Paraná
18 – Nova Cantu
19 – Iretama
20 – Corumbataí do Sul