Finados: Administração do cemitério alerta para fim do prazo da construção e reformas de túmulos

A administração do Cemitério Municipal São Judas Tadeu de Campo Mourão alerta a população quanto ao fim do prazo, agora no dia 27 deste mês, próxima sexta-feira, de reformas e construção de túmulos com vista ao Dia de Finados. A data é celebrada 2 de novembro, quinta-feira da próxima semana.

“Até a próxima sexta-feira podem ser feitas, construções, reformas, revestimentos e colocação de granitos em túmulos. Após este prazo não será prorrogada uma nova data. Já estipulamos dois dias a mais em relação a anos anteriores para o pessoal já se programar”, avisou a administradora do “Campo Santo”, Janete Iori.

Já os serviços de pinturas e limpezas poderão ser realizados até o dia 31 deste mês. No Dia de Finados, fica proibida qualquer tipo de obra no interior do cemitério. Janete lembra que os trabalhos devem antes ser solicitados junto a administração do local. Ele comentou que o prazo é estipulado para que o município também possa deixar o local apropriado para receber os visitantes. “Se não for desta forma não tem como nos organizarmos”, frisou.

A administradora lembrou que os responsáveis pelas obras têm a obrigação de recolher os entulhos e restos de materiais ao fim dos trabalhos. Outra orientação, já para o Dia de Finados, é que os visitantes não coloquem vasos ou flores que acumulem água nos túmulos e também que as embalagens de plástico sejam retiradas. “Materiais que acumulam água podem servir de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue”, alertou.

O município também liberou vagas ao comércio ambulante no espaço do estacionamento externo do cemitério. Os interessados em utilizar os espaços destinados a este serviço nos dias 1 e 2 de novembro fizeram cadastros (prazo já encerrado). Nas barracas do comércio ambulante não é permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, produtos eletrônicos ou flores que acumulam água.

Janete comentou que no Dia de Finados, haverá toda uma estrutura de funcionários do cemitério para orientar as famílias que visitarão entes queridos sepultados no local, inclusive, orientação àqueles que não conseguirem encontrar os túmulos. “As famílias que vierem para visitação, se quiserem podem também passar na administração para ver como está a documentação do lote. Estaremos oferecendo este serviço também no Dia de Finados. Já as pessoas que não conseguirem encontrar os túmulos podem nos procurar que serão levadas ao local”, ressaltou.

Um número superior a 15 mil moradores deverão visitar o cemitério da cidade no Dia de Finados. Atualmente, mais de 40 mil pessoas estão sepultadas no local, que atualmente tem mais de 15 mil túmulos em uma área de 3,5 alqueires. O espaço está passando por melhorias de limpeza entre outros trabalhos realizados pela Secretaria de Obras Públicas para receber os visitantes.

Movimentação

Janete comentou que desde a semana passada a movimentação tem sido grande no cemitério. São pessoas fazendo limpezas de túmulos, construções, ornamentação, entre outros serviços. No dia De finados, os portões do local estarão abertos ao público a partir das 5h30 da madrugada. Durante todo o dia haverá uma programação de missas no local.