Abertas inscrições para a 19ª edição do Fefosol, em Quinta do Sol
Estão abertas até o próximo dia 20 de fevereiro as inscrições para a 19ª edição do tradicional Festival de Folclore de Quinta do Sol, o Fefosol, cujo lema é: “O encontro da cultura popular”. Interessados podem fazer a inscrição no link: https://tinyurl.com/4c8nu4sw preenchendo os dados do formulário e aguardando o resultado.
Este ano, o festival será realizado de 29 de julho a 1 de agosto. O evento tem como objetivo a valorização e divulgação da cultura popular. “Trata-se de um intercâmbio artístico-cultural entre os grupos folclóricos e de projeção folclórica, realizado na cidade de Quinta do Sol”, destaca o regulamento do Fefosol.
Nos 19 anos de festival, grupos de várias cidades do Paraná, de diversos estados brasileiros e até de outros países puderam mostrar sua cultura e enriqueceram o festival. O professor Lucinei Carneiro, idealizador do Fefosol, lembrou que, para participação no evento, é importante que cada grupo observe as orientações e preencha corretamente a ficha de inscrição (disponível no link acima).
Em 2025, o festival reuniu 10 grupos parafolclóricos de 5 estados do Brasil, entre eles: Coco de Roda Reviver, de Maceió, no estado de Alagoas; Grupo Andora, de Vitória, no Espírito Santo; Grupo Flor do Campo, de Cuiabá, Mato Grosso; Balé Popular Terras Potiguares, da cidade de Passa e Fica, no Rio Grande do Norte; o anfitrião, Grupo Pôr do Sol (Quinta do Sol); Grupo Os Lusíadas (Maringá); Grupo Stchastia (Campo Mourão); Semear Capoeira (Quinta do Sol); Grupo Grüne Stadt (Maringá); e CTG Recordando os Pagos, da cidade de Corbélia.
A expectativa para este ano é que o evento supere o número de participantes. A organização do festival fornece aos grupos participantes três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). Porém, os visitantes saem para os bares, lanchonetes e lojas da cidade. Na semana do Fefosol, os lojistas realizam promoções para alavancar as vendas.
Professor Lucinei comentou que o Fefosol é referência no cenário cultural popular e único do gênero no Estado. O festival é realizado anualmente e concentra suas atividades no palco principal montado no Centro de Eventos Osvaldo Silva, no centro da cidade. Oferece também atividades paralelas como a Tarde Escolar, dia em que os grupos se apresentam prioritariamente para estudantes do município e de toda a região; tem ainda o Bailão da Terceira Idade e o almoço de confraternização no Lar dos Velhinhos.
Inicialmente, o evento reunia grupos das escolas da região em um único dia no Ginásio de Esportes Ivan Carlos Lopes. A partir de 2008, passou a receber grupos de outros estados e, em 2010, foi transferido para a quadra esportiva da praça Gentil José Soares e passou a contar com mais dias de apresentações. Em 2014, o Fefosol retornou para o Ginásio de Esportes e, desde 2018, vem sendo realizado no Centro de Eventos Osvaldo Silva.
A tradição do festival de folclore, aliada ao trabalho desenvolvido pelo Grupo Pôr do Sol, que participa de eventos por todo o Brasil e em vários países, transformou Quinta do Sol na “Capital Paranaense do Folclore”, por meio da Lei Estadual nº 19.662 de 20 de setembro de 2018.
Calendário oficial do Estado
Em 2025, foi sancionada pelo Governo do Paraná a Lei nº. 11.934 de 2 de julho de 2025, que insere o Fefosol no calendário turístico oficial do Estado do Paraná. A lei é de autoria do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
De acordo com Curi, o objetivo é gerar a promoção e divulgação das festas regionais pelo Paraná, fomentando o turismo. “A cidade se tornou, por lei, a Capital do Folclore no Paraná. Anualmente, o Fefosol atrai grupos de várias partes do Brasil que participam do festival, gerando o turismo e gerando renda com a movimentação da economia local”, disse o parlamentar.
Serviço
O regulamento completo com regras do festival pode ser acessado no link: https://tinyurl.com/4a33frhu e as inscrições em: https://tinyurl.com/4c8nu4sw


