Encontro regional em Campo Mourão debate temas atuais da política

Vereadores, assessores parlamentares, entre outros gestores municipais lotaram ontem o plenário da Comcam para participar do 1º Ciclo de Capacitação para a Cidadania. Cerca de 100 pessoas participaram da capacitação, que aconteceu durante todo o dia. O evento foi realizado em parceria entre a Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), União de Câmaras de Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), e Instituto Paranaense de Direito (Iprade). O encontro debateu temas atuais da política, como mudanças na legislação eleitoral, entre outros.

A abertura do encontro contou com a presença do presidente da OAB de Campo Mourão, Renato Fernandes da Silva Júnior, o diretor da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Juarez Villela Filho, o presidente da Uvepar, Julio Macuchi, entre outras lideranças municipais e regionais.

É o primeiro de muitos, espero. Hoje quando a gente quer se capacitar temos que ir até Curitiba, às vezes até outros estados para fazer uma capacitação deste nível. Por isso esta capacitação em Campo Mourão está sendo fundamental, e abrangendo toda a região da Comcam, destacou o presidente da Acamdoze, Valdir Hermes da Silva, vereador de Engenheiro Beltrão.

Segundo ele, o evento mostra também o papel da Acamdoze em benefício às Câmaras da região. Isso mostra que estamos inovando e levando benefícios às nossas Câmaras. É um momento de muita alegria, porque assumimos a Acamdoze na UTI, estava crítica e hoje [ontem] estamos de plenário lotado, destacou.

A vice-presidente da Acamdoze, Nelita Piacentini, vereadora de Campo Mourão, frisou que os vereadores da região precisam deste suporte da Acamdoze para sua capacitação. A capacitação é muito importante, precisamos destas informações para que possamos exercer melhor nossa função de vereador, comentou ao destacar a grande participação de mulheres no evento. O vereador, ganha com isso e a população também ganha porque será melhor atendida porque o seu vereador está capacitado, emendou.

O presidente da Uvepar, Julio Macuchi, destacou que vereador bem capacitado significa sociedade bem representada. Nesta oportunidade estamos trazendo diversos temas de importância para os vereadores que vão refletir no trabalho, no desempenho e nos resultados positivos para a sociedade, falou.

Atualização

O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, Olivino Custódio comentou a importância do curso. A legislação muda a todo instante e nós precisamos estar atualizados. Tem vereador com 8 ou 10 mandatos que está sempre aprendendo também. Para nós de Campo Mourão ficamos felizes de estar aqui hoje. Parabéns Uvepar, parabéns Acamdoze pela iniciativa. Isso fortalece ainda mais o vereador, frisou.

Quem também participou da capacitação e elogiou a iniciativa foi o vereador Pedro Paulo Faria, de Luiziana. Assim como qualquer área que hoje em dia se trabalha, a nossa que cuida do patrimônio público também precisa de capacitação. As leis vivem em constante mudança e temos que estar sempre nos atualizando. Este evento está tirando Curitiba do foco principal e oportunizando aos vereadores da região uma capacitação gratuita de qualidade, falou.

Redes sociais é uma nova realidade dentro da política, diz diretor da ALEP

O diretor de Assistência ao Plenário na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP-PR), Juarez Villela Filho, que participou do Ciclo de Capacitação, falou ontem aos vereadores dos projetos desenvolvidos pela Assembleia que visam a promoção da Cidadania, como a Escola Judiciária do Paraná, entre outros.

Para Filho, hoje as redes sociais é uma nova realidade dentro da política. Temos, por exemplo, um presidente que fez sua campanha por Twitter e Facebook. Hoje o político tem que andar direto com a população e todos aqui que tem mandato eletivo tem que saber como se aproximar, levar projetos, trazer a população dentro da assembleia. Não adianta ir lá só pedir voto, falou, ao comentar que atualmente qualquer pessoa com acesso a mídia social, é uma ‘entidade’, ou seja, ela fala por ela e pode ser visualizada por um grande número de pessoas ao mesmo tempo.

Estamos apresentando algumas propostas e alguns projetos desenvolvidos na Assembleia. Procuramos levar para as Câmaras municipais aquilo que mais fica dentro da sua realidade. Espero que seja muito proveitoso, frisou.

Temas

Dentre os temas da capacitação, os vereadores debateram sobre a Reforma Política e as perspectivas jurídicas para as Eleições de 2020. O presidente do Iprade, Orlando Moisés Fischer Pessuti, e consultor jurídico da UVB, Anderson Alarcon, falaram sobre o assunto.

Os parlamentares assistiram ainda as palestras com os seguintes temas: Recuperação Fiscal e Financeira dos Estados a partir da reforma da estrutura da máquina pública no Brasil e o Novo conceito de Gestão eficiente para os Municípios e Valorização do Legislativo e o que nos espera para 2020, com Júlio César Makuch (Presidente da UVEPAR); Educação para a Cidadania, com Mary Natsue Ogawa, da ALEP; e as Competências Institucionais e o papel do Ministério Público na Sociedade.