Leitoa Mateira drive-thru tem mais 150 convites à venda
Os organizadores da Leitoa Mateira (prato típico de Mamborê), que será servida no sistema drive-thru, no domingo (16), colocaram mais 150 convites à venda. Cada ingresso custa R$ 50,00 e podem ser adquiridos no Pet Shop Mundo Animal (ao lado Paraná Supermercado do centro); Club Rosa (ao lado livraria Estudantil); e Anjos Colchões (ao lado da loja Americana). Interessados podem ainda adquirir os convites via whastssap pelo disque-entrega. O número é (44) 9.9925-2268, falar com Carlinhos.
O convite dá direito a um combo com Leitoa Mateira, farofa, arroz, bolinho de mandioca e salada. A retirada das marmitas será no Celebra Eventos, das 10h30 às 14 horas. O evento é organizado pelo Buffet Mundial. O prato será preparado pela mesma equipe que faz Leitoa Mateira em Mamborê.
Na compra do ingresso o participante irá concorrer automaticamente a uma TV de 32 polegadas e uma bolsa de estudos (100%), do EAD Unicesumar, além de um curso profissionalizante do Instituto Mix. “A Leitoa Mateira do ano passado foi um sucesso, esperamos repetir o mesmo este ano”, comentam os organizadores.
Desde o início da pandemia os municípios não estão realizando as festas de seus pratos típicos, tradicionais na Comcam. O evento, no modelo drive-thru, tem sido uma alternativa para não deixar a gastronomia regional cair no esquecimento. Já foram servidos vários pratos típicos da região neste modelo.
A Leitoa Mateira foi escolhida como prato típico de Mamborê, pelo Fórum de Desenvolvimento, que teve sua primeira festa nos dias 07 e 08 de junho de 2003. O nome Leitoa Mateira é uma homenagem aos pioneiros que trabalharam com erva-mate e suinocultura.
No início dos anos 90 mestre Jura Sachuk começou a servir aos amigos e clientes com leitoa assada com tempero e recheio único. O diferencial da leitoa servida por Sachuk é que não tem osso. Em 2003, através do Fórum de Desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa para a escolha do Prato Típico de Mamborê e a leitoa desossada foi escolhida. O lançamento da Leitoa Mateira aconteceu na Cavalgada de Mamborê em 2002.

