Prefeito sai para visitar obra e encontra filhotes de cães abandonados em estrada rural

O prefeito de Roncador Vivaldo Lessa (DEM), e os servidores públicos Weslen José da Cunha (estadual) e Diego Ingrácio de Lara (municipal), tiveram uma surpresa na manhã desta quinta, dia mais frio do ano com temperaturas negativas e muita geada. Ao saírem para visitar uma obra de perfuração de um poço artesiano na área rural, no caminho, encontraram cinco filhotes de cães abandonados.

Os animais estavam em meio a arbustos, na beira de uma estrada rural. Poderiam até ter morrido de frio caso não fossem encontrados pelos gestores públicos. Os bichinhos foram recolhidos. Lessa filmou toda a ação.

“Hoje o dia começou intenso com um misto de sentimento de alegria e tristeza pela maldade do ser humano. Bem cedinho ficamos felizes por ver que o trabalho de perfuração de poços artesianos em atendimento às comunidades rurais está avançando, mas ao retornar para Roncador nos deparamos com um fato muito triste. Um ser desprezível teve a coragem de abandonar vários filhotes na estrada em uma das manhãs mais frias dos últimos tempos. Eu entendo que isso é crime e espero que esse cidadão receba de Deus o que ele realmente merece”, disse o o prefeito em sua rede social do Facebook.

“Ainda bem, que o destino colocou nessa estrada os jovens Weslen José da Cunha (servidor do Estado do Paraná) e Diego Ingrácio de Lara (servidor municipal), que prontamente recolheram os filhotinhos e deixaram sobre os cuidados da equipe que estava auxiliando os trabalhos do Castrapet”, continuou.

Os animais foram levados para avaliação veterinária de profissionais que estão participando até esta sexta-feira (30), de um programa estadual de castração gratuita no município. O prefeito disse que os pequenos foram colocados à adoção. “Apesar de tudo, preciso acreditar que os seres humanos ainda continuam evoluindo. Fica a dica: abono de animais é crime”, falou.

Campo Mourão

Já na noite de quarta-feira (28), uma família de vira-latas (a mãe e 4 filhotes recém-nascidos) foram encontrados abandonados pela voluntária da Associação Protetora de Animais Independente (PAIS), Amanda Tonet. Mesmo com a casa cheia de animais que foram abandonados nas ruas, ela abrigou a mãezinha com os filhotes, encontrada em um loteamento em construção.

Amanda disse que um cachorro abandonado nas proximidades do Canil, na Vila Guarujá, amanheceu morto, provavelmente de frio. “Abandonaram ele recentemente e não conseguimos pegar. Ele era muito arisco, corria, se escondia no mato, estava muito magro e hoje infelizmente amanheceu morto”, relatou.