Voluntária de associação salva do frio cachorrinha com 4 filhotes

Uma família de vira-latas (a mãe e 4 filhotes recém-nascidos) teria morrido de frio na noite desta quarta-feira (28) não fosse a generosidade da voluntária da Associação Protetora de Animais Independente (PAIS), Amanda Tonet. Mesmo com a casa cheia de animais que foram abandonados nas ruas, ela abrigou a mãezinha com os filhotes, encontrada em um loteamento em construção.

“Não dá pra levar para o Canil Municipal porque lá não tem como separar a ninhada. Os filhotes ainda estão muito vulneráveis e morreriam”, explicou Amanda, que é assessora parlamentar da vereadora Elvira Schen e cuida de mais de 30 animais na própria casa. “Por enquanto aqui será o lar provisório dela, até conseguir alguém que adote”, diz ela.

Amanda disse que um cachorro abandonado nas proximidades do Canil, na Vila Guarujá, amanheceu morto, provavelmente de frio. “Abandonaram ele recentemente e não conseguimos pegar. Ele era muito arisco, corria, se escondia no mato, estava muito magro e hoje infelizmente amanheceu morto”, relatou.

A voluntária lembra que com o frio muito intenso outros podem morrer nas ruas e até mesmo nos quintais de casa. “Tem gente que deixa o bichinho amarrado no quintal, sem uma casinha, nada. Peço que as pessoas tenham compaixão dos animais e nessas noites de frio deixem eles entrarem pelo menos nas garagens, coloquem ao menos uma caixa de papelão com alguma coberta”, conclama.

A paixão de Amanda pelos animais fez com que a casa dela se tornasse o lar temporário de alguns e definitivo de outros. São cães idosos e de
médio porte. “Os vira-latas de médio porte são os que as pessoas mais abandonam. Consideram grande para ficar dentro de casa e pequeno para cuidar do quintal”, observa.

Cuidar sozinha de tantos animais exige que as atividades diárias da Amanda comecem antes das 6 horas. “Levanto muito cedo para lavar a sujeira que eles fazem na área da casa durante a noite e
alimentar todos eles”, conta. Os latidos e o odor também geram reclamação dos vizinhos e afastam visitas. “Nem saio de casa para cuidar deles”, revela.

Castração

A PAIS tem convênio com a prefeitura para cuidar do Canil Municipal e continuar o programa de Castração. Na próxima semana, dias 3 e 4 de agosto, haverá um mutirão de castrações gratuitas na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama). Serão atendidos 405 animais já inscritos para o procedimento.

A ação é uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado, pelo programa Castrapet. Serão atendidos animais de 6 meses a 7 anos, macho ou fêmea de qualquer porte, e no máximo dois por família. O objetivo é o controle populacional dos animais. A meta do programa é que até final de 2022 a castração ocorra em 60 por cento dos municípios paranaenses.