Com baixo estoque, Hemonúcleo de CM pede doações de sangue fator RH Negativo

Com os estoques baixos, o Hemonúcleo de Campo Mourão está pedindo à população a doação de sangue fator RH negativo. A urgência é principalmente para os tipos O e A Negativos. Porém há necessidade também de B e AB Negativo. Devido a alta demanda, os estoques estão à beira de atingir situação crítica.

A preocupação é haja falta de sangue caso as doações não aumentem. “A doação é a única forma de conseguir sangue. É um produto que não existe para comprar no mercado. Então dependemos exclusivamente desse gesto de solidariedade humana de quem tem condições de doar”, diz a técnica de laboratório, Sandra Magali Dias.

Para manter o estoque adequado são necessárias muitas doações, conforme o Hemonúcleo. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e, no período de 12 meses, até quatro doações, e mulheres em um intervalo de 90 dias, e no período de 12 meses, até três doações.

Além da demanda que sempre vem aumentando devido a grande quantidade de acidentes e pessoas doentes que precisam de transfusão, o feriado prolongado também colaborou para a baixa ainda mais drástica dos estoques, já que muitos doadores viajaram no período. Vale lembrar que o Hemonúcleo de Campo Mourão atende também demandas de hospitais de toda região.

Conforme o banco de sangue, além de a tipagem sanguínea “RH negativa” ser mais rara, além disso, o sangue tem prazo de validade. Por isso deve haver o movimento constante de doadores para manter reservas e o estoque fora de risco. O concentrado de hemácias (CHM), por exemplo, tem validade de 35 a 42 dias, dependendo da solução de conservação; centrado de plaquetas (CP) – cinco dias; e plasma fresco congelado (PFC), até um ano.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos); concentrado de plaquetas; plasma; e crioprecipitado – que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Quem teve Covid-19 o período para doação é de 10 dias. A contagem começa a partir da recuperação completa da doença. Mesmo quem esteve assintomático e testou positivo para a doença, deve esperar os 10 dias para voltar aos Hemocentros ou unidades de coleta de sangue.

Para pessoas que tiveram contato próximo a um caso confirmado de Covid-19, deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode fazer a doação. Aqueles que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 deverão cumprir o isolamento indicado e só depois estarão aptos a doar.

Agendamento

Devido a pandemia da Covid-19, o atendimento para doações pode ser agendado pelos telefones (44) 3525-1102; 99878 3811 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue.

Critérios para doação

* Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);
* Pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
* Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação);
* Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina;
* Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências.