Acicam divulga balanço de serviços prestados em 2019
A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), liderada pelo presidente Alcir Rodrigues da Silva, divulgou um relatório que detalha os serviços prestados pela instituição aos seus mais de 1.200 associados e a comunidade em geral ao longo deste ano. Além de um vasto portfólio de serviços que disponibiliza as empresas associadas, a entidade também oferece vários serviços à comunidade e mantém projetos de responsabilidade social.
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) já atendeu a 102 mil consultas neste ano. Trata-se do mais antigo serviço mantido pela entidade empresarial. Já o escritório regional da Junta Comercial do Paraná, que funciona na Acicam, já realizou 5.787 atendimentos em 2019. Através do convênio Unimed Campo Mourão/Acicam são beneficiadas mais de duas mil pessoas.
O relatório aponta ainda que mais de 500 títulos foram protestados pelo serviço Protesto Fácil, que é oferecido através de parceria com os cartórios. Os associados da Acicam podem protestar títulos no cartório, com prazo diferenciado para o recolhimento das custas. É um serviço que proporciona ao empresário o combate à inadimplência com baixo custo.
A emissão de Certificado Digital pela Acicam teve um aumento de 15 por cento neste ano. Em junho último, através de convênio com a administração municipal, a entidade empresarial passou a emitir Carteira de Trabalho. O documento não estava sendo emitido em Campo Mourão e os mourãoenses eram obrigados a recorrer a outras cidades. Em menos de seis meses foram expedidas 1.574 carteiras de Trabalho.
Inúmeros outros serviços são oferecidos pela Acicam: Nota Fiscal Eletrônica, Cobonline (cobrança), desconto para cursos em diversas faculdades, prazo para a aquisição de passagens do Expresso Nordeste e desconto em todos os serviços de saúde e segurança do trabalho – agendamento de Exames Médicos Ocupacionais (Admissionais, Periódicos, Demissionais, Retorno ao Trabalho, Mudança de Função ou Área) pelo convênio Cetarh/Acicam.
A mais antiga entidade empresarial de Campo Mourão também disponibiliza para as empresas associadas, a contratação de estagiários, através de convênio com o PROE (Programa de Orientação para Estágio). O objetivo é buscar a complementação profissional do estudante, unindo a teoria das escolas com a prática do dia-a-dia das empresas.

