1.330 propriedades não atualizaram rebanhos na região; Adapar fiscaliza inadimplentes

Encerrou no dia 30 de junho a Campanha de Atualização de Rebanhos de 2022. Na região, 7.110 das 8.440 propriedades fizeram a comprovação, restando 1.330, segundo o escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), em Campo Mourão.

Os números foram repassados nesta terça-feira (12) à TRIBUNA. Pelos dados, 84% das propriedades esperadas regularizaram a situação. A médica veterinária da Adapar, em Campo Mourão, Claudia Gebara, informou que fiscais da Agência já iniciaram a busca por produtores que não realizaram o cadastro. Ela lembra que a atualização pelo site e pelo aplicativo Paraná Agro está suspensa desde o fim da campanha. “Agora só pode ser feita de maneira presencial”, frisou.

Claudia informou que desde o dia 1º de junho, os produtores que não cadastraram seus rebanhos não têm permissão para emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) até a regularização. Eles poderão ainda ser autuados por essa infração. “Com a GTA bloqueada, o produtor fica proibido de fazer o transporte do rebanho de uma propriedade a outra”, falou a médica veterinária.

No Paraná, o índice de atualização neste ano atingiu 83,6%, ficando dentro do esperado pela Adapar, o equivalente a 155.789 propriedades rurais. Considerando os números por regionais, índices mais baixos se concentraram nas regiões de União da Vitória e Curitiba (65,8%), e os mais altos nas regiões de Toledo (96,9%), Paranavaí (98,2%) e Paranaguá (99,4%).

De acordo com a Adapar, a declaração possibilita que o Estado planeje as ações de vigilância sanitária com vistas a conter rapidamente surtos de doenças nos animais caso ocorra. Para as administrações municipais, o cadastro é uma importante ferramenta para direcionar políticas públicas de melhoria da qualidade do rebanho e da economia local.

Com a certificação internacional do Paraná como de área livre de febre aftosa sem vacinação, a estratégia da vacinação foi substituída pela atualização do rebanho. Assim, uma vez por ano o produtor deve declarar a quantidade de animais na propriedade. Isso possibilita uma ação rápida nos casos de suspeita inicial de doenças nos animais. Na Comcam, dúvidas sobre como fazer o cadastro diretamente nas unidades da Adapar podem ser esclarecidas pelo telefone (44) 3525-1375.