11º BPM comemora 168 anos da PM-PR com homenagens e anúncio do reforço de efetivo

Em uma solenidade especial, com a presença de autoridades políticas, militares e comunidade em geral, o 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão comemorou na manhã desta quarta-feira (10) os 168 anos da Polícia Militar do Paraná.

Durante o evento, houve homenagens a policiais e o anúncio, pelo comandante do batalhão, tenente-coronel Adauto Nascimento Giraldes Almeida, de 51 militares que se formarão na Escola de Soldados do 11º BPM para reforçar o efetivo na região.

“É um dia de festa para a Polícia Militar. Gostaria de fazer nossas referências a tantos homens e mulheres que tombaram ou dedicaram a sua vida inteira a servir. Para ser polícia é quase que respirar, é fazer com que todos os órgãos da sociedade funcionem, é promover a democracia e a paz social com muita responsabilidade”, falou o tenente-coronel.

Almeida disse que sente orgulho em ser policial militar e lembra que já foi soldado também, ao se referir à carreira na corporação. “Sou muito orgulhoso em poder usar esta farda. E sempre gosto de lembrar que um dia já fui soldado também e nunca fiquei me vitimizando. Pelo contrário, eu adorava meu ofício”, destacou o ele.

Sobre o reforço do efetivo policial na área de atuação do 11º BPM, Almeida afirmou que os novos policiais chegam em ‘boa hora’ para a região. Ele lembra que foi feito um esforço conjunto entre a imprensa e prefeitos da Comcam para primeiro reconhecer o batalhão como ‘Batalhão Escola’. “E hoje temos 51 policiais se formando para poder servir a sociedade”, frisou.

O comandante ressaltou que ‘gostaria’ de receber um número maior de novos policiais. No entanto, segundo ele, inicialmente a região não tinha previsão de receber nem metade dos 51. “E novamente devemos isso a todos os esforços da comunidade, poder político, prefeitos da região, e deputados. É uma conquista de todos”, argumentou.

Os oficiais ficarão em treinamento durante 10 meses, que contará com atividades teóricas e físicas, sendo complementadas por estágio. Segundo o comandante, os futuros soldados farão um período de aulas práticas e teóricas, que deverão ser mantidas durante todo o restante de 2022. No início de 2023 eles já deverão se formar para serem distribuídos nas cidades da região.

“Ter a Escola de Soldados na sede do Batalhão é uma grande conquista, restabelecemos o título de Batalhão Escola. Ficamos felizes em recebê-lo. Digo sempre que não precisamos de heróis, nem primeiro colocados ou pessoas de QI elevadíssimo, mas de pessoas que saibam trabalhar em equipe e comprometidos, que se doam. Uma das ligas mestras do serviço militar é que se necessário for, a gente vai servir mesmo com sacrifício da própria vida”, acrescentou comandante.