258.339 eleitores vão às urnas no domingo na região da Comcam

No domingo (2), 258.339 eleitores irão às urnas na região da Comcam para escolher representantes nos Poderes Executivo e Legislativo. Mais do que uma data para definir os ocupantes de cargos públicos pelo próximo mandato, o 2 de outubro é um dia para fortalecer a democracia no País.

Somente em Campo Mourão são 69.061 pessoas aptas ao voto. A votação acontecerá das 8 às 17 horas. As seções eleitorais que tiverem eleitores na fila na hora do encerramento continuarão abertas para que todos possam votar, mas novos eleitores não serão admitidos.

Na urna eletrônica a escolha será na seguinte ordem: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. “Quem vota exerce a cidadania, vivencia a democracia. Quem não vota, ou vota nulo ou em branco, deixa de participar da vida ativa da nação. O voto legitima a participação”, observou o juiz eleitoral de Campo Mourão, Edson Jacobucci Rueda Junior.

A orientação é que o eleitor leia com atenção na tela da urna eletrônica o cargo que está sendo indicado para votação. Isso porque se um número errado for digitado – por exemplo, o número de um deputado estadual no campo destinado para deputado federal –, a urna entenderá que a pessoa deseja anular o voto. Além disso, o eleitor deve manter o e-título atualizado caso se esqueça qual o local de votação ou caso tenha que justificar a ausência no dia do pleito.

Para o eleitor que tem sua biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto. A função do aparelho termina aí e deve ser deixado com o mesário até ser concluído o processo de votação. “O uso de qualquer equipamento que faça imagens dentro da cabine de votação é proibido para garantir a inviolabilidade do sigilo do voto. Está previsto na lei e nas resoluções do TSE”, lembrou Jacobucci.

A expectativa do juiz eleitoral é que as Eleições transcorram tranquilamente. Para isso, a Justiça Eleitoral conta com a parceria das Polícias Militar e Civil que estarão reforçando a segurança em toda a cidade. Uma das preocupações é que com a polarização que tomou o Brasil, a eleição possa ser de ânimos acirrados. A disputa aos mandatos, principalmente de presidente da República, tem gerado discussões acaloradas. Jacobucci orienta que o eleitor deve se atentar aos deveres que fazem parte do processo de votação. “Qualquer ocorrência diferente o eleitor deve procurar a pessoa responsável pela Justiça Eleitoral no local”, orientou.

Em todo o Paraná, segundo o Tribunal Regional Eleitoal, 8.475.626 eleitores vão às urnas no domingo. O número cresceu 6% em relação aos 7,9 milhões das eleições de 2018. Já no Brasil são 156 milhões que irão às urnas para escolher seus representantes. Um recorde nacional. Esse contingente reúne 9 milhões de eleitores a mais do que em 2018 — um aumento de 6%. Contribuiu para esse acréscimo, a campanha de incentivo a jovens de 16 e 17 para emitirem o título eleitoral. O voto desse público é facultativo. No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas de 18 a 70 anos. Para maiores de 70 e analfabetos, a decisão de ir às urnas é facultativa.

Colinha

Para facilitar, outra orientação da Justiça Eleitoral é para que o eleitor leve a colinha no dia da votação. Deve ser feita com os números na ordem em que é processada a votação. “Primeiro o eleitor escolhe o deputado federal, depois o deputado estadual, em seguida o senador, governador e fecha com a escolha do presidente”, ressalta a chefe substituta do Cartório Eleitoral de Campo Mourão, Elaine Trevizan.

Urnas

Juntos, os municípios de Campo Mourão e as cidades que pertencem à Comarca – Farol, Janiópolis e Luiziana – utilizarão 275 urnas nas Eleições do próximo domingo, dia 2 de outubro. Somente em Campo Mourão foram preparadas 228 urnas, das quais 21 são de contingência, ou seja, de reserva. No município existem 30 locais de votação. Já os municípios de Farol, Luiziana e Janiópolis, pertencentes a 183ª Eleitoral, utilizarão 47 urnas, sendo 2 de contingência. “As urnas lacradas estão no depósito do Cartório Eleitoral e só deixarão o local somente no dia 1º (sábado), véspera das eleições para serem levadas às seções de votação”, explicou Elaine.

Eleitores aptos ao voto por município na Comcam

Altamira do Paraná – 3.402
Araruna – 10.367
Barbosa Ferraz- 8.888
Boa Esperança- 3.831
Campina da Lagoa- 12.321
Campo Mourão – 69.061
Corumbataí do Sul- 3.598
Engenheiro Beltrão – 9.467
Farol – 2.754
Fênix – 3.630
Goioerê – 20.897
Iretama – 7.993
Janiópolis – 4.977
Juranda – 5.975
Luiziana – 5.766
Mamborê – 10.837
Moreira Sales – 9.262
Nova Cantu – 5.912
Peabiru – 9.272
Quarto Centenário – 3.409
Quinta do Sol – 3.779
Rancho Alegre D’ Oeste – 2.240
Roncador- 8.688
Terra Boa – 13.315
Ubiratã – 18.698

Total: 258.339