3,7 mil estudantes fazem prova do Enem neste domingo em Campo Mourão

Domingo (3) é dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Campo Mourão. No município, 3.709 estudantes se inscreveram neste ano, número 17,6% menor em relação a 2018, quando 4.500 candidatos participaram do Exame. O Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas acontecem em duas etapas amanhã e também no próximo domingo (10). Os locais de provas em Campo Mourão são no Colégio Estadual, Unidade Polo; Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A Unespar deverá receber o maior número de candidatos, mais de 1 mil alunos. Os portões abrirão ao meio-dia e serão fechados às 13 horas. 

Em Campo Mourão, a mãe de dois candidatos que irão prestar o Exame, Elenice Koziel, servidora pública da UTFPR, relatou uma curiosidade à reportagem da TRIBUNA. Em meio ao grande número de candidatos que irão fazer as provas em quatro lugares diferentes, seus dois filhos, Vitor Koziel Pereira de Campos, 16; e Marcio Gabriel Pereira de Campos, 18, irão fazer a prova na mesma sala. 

“Achei muita coincidência. Pela grande quantidade de candidatos os dois ficarem na mesma sala é muito curioso. Até estranhei porque imaginei que o ensalamento fosse por ordem alfabética e mesmo que fosse o nome dos dois têm letras bem distantes uma da outra dentro do alfabeto”, falou.  Ela disse que o filho de 18 anos se preparou bastante para a prova. Ele quer fazer graduação de Ciências da Computação. Já o filho mais novo, de 16 anos, ainda está cursando o segundo ano do Ensino Médio e está fazendo o Enem mais para adquirir experiência. 

Estratégia

Para fazer uma prova tranquila, é importante que o estudante tenha uma estratégia para resolver as questões. Uma das principais dicas é deixar para o final as perguntas que o candidato não sabe resolver e priorizar os assuntos que domina. 

Identidade, Cartão de Confirmação e caneta preta é tudo o que o estudante precisa. O candidato deve evitar levar materiais além dos obrigatórios. Se ainda assim o estudante se apresentar portando celular, ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos e objetos não permitidos, eles deverão ser desligados e guardados na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador, que deverá ser mantida embaixo da carteira lacrada. Caso contrário, ele corre risco de ser desclassificado.

O resultado das provas do Enem poderá ser usado pelos estudantes em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Em todo o Paraná, mais de 211 mil estudantes tiveram a inscrição confirmada para a prova do Enem. Ao todo, são 369 locais de aplicação da prova no Estado. Para esta edição, em todo o Brasil, mais de 5 milhões de inscrições foram confirmadas.  

A recomendação é que o participante imprima o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame. Uma vez sabendo o local de aplicação, é recomendado aos participantes que façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova.