47 profissionais disputam vagas para residência médica na Santa Casa

Um total de 47 médicos de oito especialidades se inscreveram no processo seletivo do Hospital Santa Casa de Campo Mourão para o programa de Residência Médica de 2022. A primeira etapa (prova escrita) do processo foi realizada nesta quarta-feira (5). A segunda, onde os candidatos passarão por entrevista e análise de currículos, está agendada para o próximo sábado (8).

As vagas ofertadas são para Anestesiologia (1), Cardiologia (2), Cirurgia Geral (2), Clínica Médica (2) Ginecologia e Obstetrícia (2) Medicina da Família e Comunidade (2) Pediatria (2). Para a especialidade de Neonatologia não houve inscritos para a única vaga. Para as duas vagas de Cardiologia é exigida experiência em Clínica Médica. O processo seletivo tem o apoio do Centro Universitário Integrado.

Segundo a secretária da Comissão, Elisabeth Domingos, os candidatos aprovados vão participar do programa de Residência Médica, que é uma modalidade de pós-graduação, com início em 1º de março de 2022. O profissional que deseja ser um especialista, faz a residência em instituições de saúde como hospitais-escola. “Esse é o 6º ano de Residência Médica na Santa Casa e atualmente temos 19 residentes que farão formatura em março”, disse Elisabeth.

O médico residente não tem vínculo empregatício com a instituição de Saúde. Ele recebe uma bolsa de estudos, que este ano é de R$ 4,1 mil, e atua na área escolhida sob a supervisão de um especialista. O tempo de duração varia conforme a especialidade, entre dois a três anos. “A Residência foi um divisor de águas para o atendimento da população e de apoio ao corpo clínico”, sintetizou a médica.